Título: Minha segurança é um jardineiro e um copeiro
Autor: Guedes, Luisa ; Roldão, Rafael
Fonte: O Globo, 23/02/2011, O Mundo, p. 33

EMBAIXADOR GEORGE NEY DE SOUZA FERNANDES

Embaixador do Brasil na Líbia, George Ney de Souza Fernandes está à frente das negociações para retirar os cerca de 600 brasileiros que vivem no país.. Ele contou que a prioridade é tirar os que estão em Benghazi.

Isabel Kopschitz O GLOBO: Como estão os brasileiros depois do bombardeio em Trípoli?

GEORGE NEY FERNANDES: Não houve bombardeio sobre Trípoli.. Isso foi um bombardeio noticioso da al-Jazeera.. O conflito existe, a tensão é grande.. Mas está havendo uma série de notícias terrivelmente alarmantes e falsas.. Quando começaram a falar, ontem, que Kadafi tinha fugido para a Venezuela ou o Brasil, fiquei muito preocupado.. Pensei: ¿Minha segurança é um jardineiro e um copeiro.. Vão ver a bandeira e aí vou levar pedrada dos dois lados.¿ Felizmente, Kadafi apareceu em praça pública para desmentir.. O problema é que não há jornalistas estrangeiros aqui..

● Qual é o cenário na capital?

FERNANDES: Para ir da minha casa até a embaixada, eu atravesso a cidade inteira.. Vi carros queimados, outdoors depredados e algumas barricadas.. Estou prevendo uma noite quente para hoje (ontem).. A recomendação do governo é que não se ande na rua depois das 16h.. É uma espécie de toque de recolher informal.. Mas há, nas ruas, manifestações pró-Kadafi e também grupos se formando nas esquinas, para quebrar tudo que veem pela frente..

● Como estão os brasileiros?

FERNANDES: Todos estão bem: amparados, protegidos, vivendo em grupos.. Dezessete funcionários da Andrade Gutierrez me procuraram ontem (segunda-feira), muito assustados.. Eu disse: ¿Venham para cá, acampem na minha casa.¿

● A prioridade é a retirada de Benghazi?

FERNANDES: Sim, pois é onde o potencial de crise é maior.. Mas estou negociando full time a retirada dos brasileiros de Trípoli.. É um negócio muito delicado: de um lado negociar com o governo e, de outro, com os rebeldes (em Benghazi)..

● O senhor teme por sua segurança?

FERNANDES: Não posso ter medo, pois já há muito pânico.. Mas não tenho conseguido dormir direito, estou tenso.. Mas, sinceramente, o quadro está muito amplificado por falta de informações precisas..

--------------------------------------------------------------------------------