Título: Disputa em família pelo controle da ditadura
Autor: Guedes, Luisa ; Roldão, Rafael
Fonte: O Globo, 23/02/2011, O Mundo, p. 33

Rixa entre dois filhos de Kadafi divide os sete irmãos, segundo documentos vazados pelo WikiLeaks

MANIFESTANTES RASGAM livro de pensamentos de Kadafi durante protesto numa praça de Tobruk

Assim como o seu colega Hosni Mubarak vinha preparando o filho Gamal para substituí-lo no poder, criando uma ditadura hereditária no Egito, o ditador da Líbia, Muamar Kadafi, lustra há anos um herdeiro aparente: Saif al-Islam, o primeiro dos sete filhos que teve com a sua segunda mulher. Mas, como aconteceu com Gamal, já não é tão certo que Saif assuma o posto, mesmo que o regime controle a atual revolta popular: afinal, seu irmão Muatassim também está de olho na chefia do governo.

Saif vem sendo preparado para entrar em cena no caso de duas emergências: a da necessidade do afastamento de Kadafi, com 68 anos, ou o seu falecimento (são persistentes os rumores sobre a debilidade de sua saúde); e também no caso de um eventual golpe de estado. No entanto, crescentes tensões na família ¿ cujos membros têm funções de poder no governo ¿ vêm complicando esse processo. Os sete irmãos se dividem entre Saif e Muatassim.

¿A aguda rivalidade entre os filhos de Kadafi poderia ter um importante, se não determinante, papel em mostrar se a família Kadafi é capaz de se manter no poder depois que Muamar Kadafi sair da cena política, de uma forma ou de outra¿, escreveu o embaixador dos Estados Unidos na Líbia, Gene A. Cretz, num telegrama que enviou ao Departamento de Estado, em Washington.

O documento, obtido pelo GLOBO junto ao WikiLeaks, contém alguns detalhes sobre os atropelos familiares motivados, aparentemente, pelo fato de Saif estar ferindo interesses dos irmãos ¿ em especial de Muatassim ¿ com um programa de reformas político-econômicas que vem desenvolvendo em nome do pai.

Formado em engenharia, Saif ¿ cuja fama de mulherengo é alimentada pelas constantes festas privadas que promove ¿ tem se dedicado apenas à administração do governo. Muatassim é conselheiro de segurança nacional e, aparentemente, contaria com o apoio de um irmão menor, Khamis, que comanda uma unidade de forças especiais que cuida principalmente da proteção do regime.

¿A maior parte da tensão parece derivar do ressentimento com a notoriedade de Saif al-Islam como a face pública do regime. Contudo, uma tensão mais profunda sobre contradições entre as reformas político-econômicas propostas por Saif, que feririam os interesses econômicos de seus irmãos, e o estilo velha guarda com que ele vem tentando monopolizar os setores economicamente mais lucrativos, também têm um papel importante¿, diz o documento americano.

Preocupado com o duelo entre Saif e Muatassim, Kadafi convocou Aish, a única filha, que dirige uma organização não-governamental na área de saúde, para lidar com os problemas que outros três filhos lhe causam: monitorar os movimentos dos rapazes que costumam aprontar confusões, comprometendo a imagem interna do governo. Um deles é Saadi, ex-jogador de futebol profissional ¿ chegou a disputar uma temporada pelo Perugia, na Itália ¿ que hoje é dono de uma equipe na Líbia e também presidente da federação de futebol do país.

Saadi, também proprietário de uma produtora de cinema, costuma abusar de drogas e de bebidas alcoólicas, e já se meteu em encrencas com a polícia na Itália. Hannibal, outro irmão, já foi preso na Suíça por dar uma surra em dois empregados, e frequentemente se mete em confusões. Há ainda Saif al-Arab, que vive em Munique, na Alemanha, esbanjando em festas com garotas de programa o dinheiro que fatura com subsidiárias de petróleo.