Título: Ministro desertor acusa ditador por Lockerbie
Autor: Duarte, Fernando
Fonte: O Globo, 24/02/2011, O Mundo, p. 37
ESTOCOLMO. Apimentando a boataria acerca da crise no norte da África, o ex-ministro líbio da Justiça Mustafa Mohamed Abud al-Jeleil fez ontem uma revelação preocupante. Depois de desertar e renunciar ao cargo em repúdio à repressão brutal do ditador Muamar Kadafi ao levante popular, al-Jeleil garantiu ao diário sueco ¿Expressen¿ que partiu do próprio Kadafi a ordem para o atentado que derrubou um avião da Pan Am sobre a cidade escocesa de Lockerbie, matando 270 pessoas em 1988.
¿ Tenho provas de que Kadafi deu a ordem para Lockerbie ¿ garantiu o desertor, sem fornecer mais detalhes.
O ataque transformou o líder líbio num pária internacional, rendendo-lhe pesadas sanções econômicas e o desprezo do mundo árabe ¿ já temeroso em associar sua imagem ao terrorismo.
Depois de uma investigação de três anos, o oficial de segurança Abdel Basset al-Megrahi foi julgado e condenado na Escócia pelo atentado. Em 2009, o governo escocês libertou-o por razões humanitárias, já que ele fora diagnosticado com um câncer em estágio terminal. O terrorista, no entanto, voltou à Líbia ¿ onde foi recebido como herói ¿ e continua vivo.
¿ Para ocultar seu envolvimento no ataque, Kadafi fez de tudo a seu alcance para trazer al-Megrahi de volta ¿ disparou o ministro demissionário.