Título: Corrida às farmácias
Autor: Moraes, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 31/07/2009, Brasil, p. 8

Prateleiras vazias: a maior rede de drogarias da cidade informou que a procura pelo álcool em gel aumentou 700% e o estoque está esgotado

Preocupado com a gripe A (H1N1), também chamada de gripe suína, o brasiliense tem procurado farmácias e supermercados à procura do álcool em gel, usado para higienizar as mãos, e das famosas máscaras cirúrgicas. Líder do setor no Distrito Federal, a Drogaria Rosário, que tem 39 lojas e 800 funcionários, informa que a demanda pelo produto químico cresceu 700%, o que fez esgotar todo o estoque da rede. Já a peça para proteger a boca e o nariz teve um aumento de vendas de pelo menos 350%. A Unicom, da 302 Sul, afirma que, em apenas três dias, foram vendidas 18 mil peças.

A Drogasil, segunda maior cadeia da capital, admitiu que houve um aquecimento do comércio dos produtos relacionados à doença, mas que, por ser uma empresa de capital aberto, não pode divulgar resultados regionais, conforme prevê determinação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

As duas maiores redes de supermercados de Brasília ¿ Pão de Açúcar/Extra e Carrefour ¿ também informaram que houve aumento da procura pelo álcool em gel. Apesar de admitir elevação nas vendas, o Grupo Pão de Açúcar, que tem 16 lojas e 4,5 mil funcionários no Distrito Federal, disse que não há desabastecimento do produto em suas lojas. O Carrefour, com 10 unidades, informou que a demanda cresceu. Assim como a Drogasil, as duas maiores cadeias de hipermercados da capital afirmaram que, por determinação da CVM, não podem revelar a porcentagem de crescimento para não prejudicar a negociação de suas ações na bolsa de valores.

Com 68 anos, a professora aposentada Mariol de Sousa garantiu que o álcool também é produto raro em Taguatinga, região administrativa próxima a Brasília. ¿Tive que andar bastante para encontrá-lo. Também penei para achar as máscaras. Como estou no grupo de risco, preciso me cuidar bastante¿, disse ao Correio, enquanto esperava o marido na recepção do Hospital Santa Luzia. ¿Ele veio colocar uma sonda, depois de fazer uma cirurgia. Por isso, devido às nossas idades, aceitei as máscaras distribuídas aqui no hospital¿, explicou, enquanto recebia a peça do atendente.

Precaução Desde segunda-feira, todas as pessoas que procuram atendimento no HSL se deparam com um aviso próximo ao local onde se retira as senhas de atendimento. ¿Quem apresentar febre, tosse, espirros e dor de garganta (com ou sem febre), deve solicitar uma máscara¿, diz o texto, ao informar que é uma medida preventiva e não representa um diagnóstico específico. Acompanhante do irmão Rodrigo, a professora Sheila Araújo, 41 anos, observa que o hospital orientou o uso das peças depois das suspeitas de que foram atendidas duas pessoas no início da semana com sintomas da nova gripe. ¿É o que comentam nos corredores.¿

Gerente técnica do HSL, Gabriela Miquelino confirma que o hospital recebeu casos suspeitos. ¿Depois da mudança de orientação da Secretaria de Saúde do DF, todos os centros têm atendido pessoas que podem estar com a nova gripe¿, confirmou. Sem saber precisar o número de possíveis doentes que passaram pelo Santa Luzia, Gabriela observa que o estabelecimento, ¿em caso de necessidade de cada paciente¿, já está receitando o Tamiflu, e que o busque no hospital regional mais próximo.

Pelas cidades

Rio de Janeiro Antônio Elton da Silva Andrade, um rapaz de 19 anos, perambulou por dois hospitais do Rio até morrer com suspeita de gripe suína. Ele foi enterrado ontem no cemitério de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. De acordo com a família, os primeiros sintomas surgiram na semana passada. O pai contou que levou o filho ao Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, com tosse e febre alta. O jovem chegou a ser medicado, mas foi liberado em seguida. No domingo, Antônio foi levado para o Hospital Miguel Couto ainda com tosse, febre alta e sangramento na garganta. Mais uma vez ele foi medicado e dispensado. O jovem voltou ao Hospital Lourenço Jorge durante a semana e foi internado. Exames identificaram pneumonia e, de acordo com os médicos, Antônio morreu com suspeita da nova gripe. Segundo a direção do Hospital Lourenço Jorge, o paciente foi atendido no dia 22 de julho, quando foi diagnosticado quadro viral sem gravidade, por isso foi medicado e liberado. A instituição informou ainda que o paciente recebeu assistência necessária na terça-feira, mas o quadro já era grave.

Ibitinga (SP) Uma gestante que estava no oitavo mês de gravidez morreu vítima da nova gripe, segundo informou ontem a Secretaria de Saúde de Ibitinga, a 347km de São Paulo. Em Sumaré, a 118km da capital paulista, também foi confirmada a morte de uma mulher com suspeita de ter contraído o vírus A (H1N1). De acordo com a secretaria em Ibitinga, a vítima da nova gripe tinha 38 anos e morreu em 20 de julho. Ela estava internada no Hospital Beneficência Portuguesa, de Araraquara. Grávida de oito meses, a mulher chegou a ser submetida a uma cesariana, mas o bebê nasceu morto. Já em Sumaré, a vítima é uma mulher de 31 anos que morreu no dia 25 de julho. O resultado do exame que confirmou a contaminação saiu no fim da tarde de quarta-feira. Só na quarta-feira, outras três cidades do interior paulista haviam confirmado mortes pela nova gripe. O município de Turiúba teve a confirmação da primeira morte pela doença na cidade, a prefeitura de São Caetano informou que um homem de 38 anos morreu em Santo André, vítima da nova gripe, e no mesmo dia, em Campinas, houve a confirmação de uma mulher de 48 anos que estava internada desde 22 de julho.

São Paulo O número de casos e de óbitos por conta do vírus influenza A (H1N1) no estado de São Paulo passará a ser divulgado semanalmente, segundo informou ontem o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. De acordo com o secretário, a decisão segue o exemplo do Ministério da Saúde de compilar semanalmente os dados. ¿Não há mais sentido em ficar anunciando diariamente o número de óbitos¿, disse Barradas. ¿Estamos com uma quantidade de casos e de óbitos já grande.¿ Segundo o secretário, ainda não foi definido em que dia da semana será feito o anúncio, mas o estado deve esperar primeiro a divulgação feita pelo Ministério da Saúde. O secretário reforçou a orientação para que as escolas públicas e particulares adiem para 17 de agosto a volta às aulas. A recomendação foi feita na terça-feira. ¿Não é uma obrigatoriedade, mas infelizmente as escolas que começarem as aulas agora vão expor as crianças a uma possibilidade maior de se infectar¿, disse o secretário. Ele reiterou que espera uma diminuição no número de casos da doença por volta da segunda quinzena de agosto.