Título: Na Educação e Cultura, Tiririca
Autor: Braga, Isabel ; Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 26/02/2011, O País, p. 3

BRASÍLIA. Deputado mais votado do país e que teve que comprovar que era alfabetizado para assumir o mandato, Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, teve uma primeira vitória em seu mandato: será um dos integrantes da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Antes mesmo de tomar posse, Tiririca avisou que estava disposto a priorizar a área de educação e cultura em suas atividades parlamentares. Como artista e palhaço, ele vem repetindo que pretende defender projetos que melhorem as condições de trabalho de artistas circenses, humoristas, cantores e atores.

O líder do PR, Lincoln Portela (MG), afirmou que Tiririca foi escolhido para representar a bancada na comissão especialmente por tratar-se da área de cultura. Ele quer rebater a interpretação de que Tiririca está ocupando indevidamente a Comissão de Educação:

- Educação é uma coisa, e cultura é outra. Envolve arte, música. Tiririca é um artista do Brasil. O chamado Palhaço Tiririca é alguém que, com suas próprias pernas, chegou à posição que chegou. É meritocracia mesmo, não é acidente. Ele é um vencedor, e ninguém melhor do que ele, dentro do partido, na área artística, cultural, para nos representar. Ele tem muito o que contribuir naquela comissão.

Os técnicos do gabinete de Tiririca estão pesquisando e recebendo sugestões para preparar projetos com base nas carências do setor cultural para que os apresente e defenda. Além de titular da Comissão de Educação e Cultura, ele pediu para ser suplente na Comissão de Turismo e Desporto.

Tiririca tem sido um deputado assíduo nas sessões da Câmara em fevereiro. Apesar de ter sido sorteado para usar a tribuna no último dia 14, não se animou a usá-la. Disse que quer se preparar um pouco mais.

Na Comissão de Turismo e Desporto da Casa, ele será companheiro de outro novato, o jogador Romário (PSB-RJ), que será o primeiro vice-presidente. Em conversa, ainda em janeiro, com deputados e políticos do partido, Romário disse que tinha interesse de ser um dos integrantes dessa comissão, para atuar na área de esporte. Segundo integrantes do PSB, Romário não pleiteou o cargo, mas o partido optou por dar a ele a vice-presidência da comissão. O deputado Popó também pediu para integrar essa comissão.

- A comissão vai ser muito rica, com integrantes de peso, mas sem dúvida Romário vai ajudar muito. Já faria isso como integrante, e reforcei a ele o convite para ser meu vice. A vida toda ele foi ligado ao esporte - afirmou o presidente da comissão de Turismo e Desporto, Jonas Donizette.

Donizette (PSB-SP) estará à frente da única comissão temática que o PSB comandará. O partido elegeu em São Paulo 7 dos 34 deputados do PSB e é a bancada mais numerosa.

Eleito pelo PSOL, o deputado e ex- BBB Jean Wyllys (RJ) fez anteontem o discurso de estreia na tribuna da Câmara e informou que vai integrar a Comissão de Finanças e Tributação, além de ser suplente na Comissão de Direitos Humanos.