Título: Pisando no freio para economizar
Autor:
Fonte: O Globo, 26/02/2011, Economia, p. 28

MADRI. A velocidade máxima em todas as autoestradas da Espanha será reduzida de 120km/h para 110km/h a partir do próximo dia 7. A medida, aprovada pelo Conselho dos Ministros, não tem prazo para ser revogada, informou ontem o site do jornal espanhol ¿El Pais¿. Segundo o governo, o objetivo é permitir uma economia de 15% no consumo de gasolina e de 11% nos gastos com diesel, por causa da disparada dos preços do petróleo. A última vez que a Espanha tomou uma medida semelhante foi durante a crise do petróleo de 1973.

De acordo com o Instituto para a Diversificação e Poupança de Energia, órgão subordinado ao Ministério da Indústria, a demanda dos consumidores corresponde a 15% do total de energia usada no país. O ministro do Interior, Alfredo Rubalcaba, afirmou que, com a crise provocada pela tensão nos países do Norte da África, é preciso evitar um aumento nas contas.

¿ Não existe risco de desabastecimento, mas é necessário controlar uma conta que está subindo não só por causa da Líbia, mas também do Egito ¿ disse Rubalcaba, acrescentando que, cada vez que o preço do barril de petróleo sobe 10, a Espanha gasta 6 milhões a mais em um ano.

A redução da velocidade nas autoestradas vai exigir mudança nos sinais de trânsito e no sistema de multas. Para tentar convencer os motoristas a deixarem o carro na garagem, o governo planeja uma campanha de incentivo ao uso de transportes públicos e já anunciou uma redução das tarifas de trem.

Na próxima sexta-feira, o governo deverá prorrogar um plano para economia de energia e poderá anunciar, após reuniões com representantes de municípios, medidas para diminuir o consumo em prédios públicos.