Título: Uma rede para dominar todos
Autor: Machado, André
Fonte: O Globo, 28/02/2011, Economia, p. 17

A plataforma do futuro é sem fio e sem browser

Antigamente era mais fácil: podíamos escolher entre Windows, Mac ou Linux. Motorola e Nokia eram as rainhas dos celulares. Agora, não é nem uma questão de escolha: os smartphones já vêm com acesso direto a Facebook, Twitter e, mesmo que não sejam Android, têm acesso à internet e aos apps on-line de Google e ao Messenger. A ideia de rede está no ar, em todo lugar, e virou a plataforma. Tudo chega por ela, e sem ela os aparelhos são pouco mais que carcaças.

Mesmo que se pense em decidir entre um netbook, um smartphone e um tablet (a Apple deflagrou a corrida e Samsung, Motorola, Asus e afins anunciaram os seus), é preciso lembrar que um não exclui os outros dois. É uma questão de quando e onde usar ¿ a hora do teclado, a hora da tela de toque, a hora do SMS. E se o futuro é wireless, ele também dispensará o browser.

¿ Passamos do momento de navegar, de procurar pela informação ¿ diz Karin Breitman, da PUC. ¿ O momento é de saber como filtrá-la para ir direto ao ponto que nos interessa. (André Machado)