Título: Omelete à moda de Dilma
Autor: Bruno, Cássio
Fonte: O Globo, 01/03/2011, O País, p. 10
Com Ana Maria Braga, presidente lembra câncer e diz que pessoas se acostumarão com o poder feminino
No dia em que foram divulgados detalhes dos cortes no Orçamento, a presidente Dilma Rousseff deu seu recado na cozinha de Ana Maria Braga: para fazer omelete, é preciso quebrar ovos. Ela gravou ontem, na Central Globo de Produção (Projac), em Jacarepaguá, no Rio, a participação no programa "Mais Você", de Ana Maria Braga. Na entrevista, que irá ao ar hoje, às 8h30m, Dilma preparou omelete de queijo, aprovada pela apresentadora e batizada de "omelete presidencial". Dilma falou ainda sobre a luta contra o câncer e respondeu a uma pergunta da candidata derrotada à Presidência Marina Silva (PV-AC), feita por vídeo.
Foram exibidas ainda fotos dos pais de Dilma e da Bulgária, país onde o pai da presidente nasceu. Ana Maria mostrou imagens dos netos da petista, da posse - no momento em que Dilma apareceu no carro com a filha, Paula Rousseff - e o depoimento do ex-marido Carlos Araújo, que comentou sobre a separação do casal e a boa relação que eles têm atualmente. A TV Globo não confirmou se toda a entrevista irá ao ar após a edição.
- É interessante como esperam de nós, mulheres, uma certa fragilidade. Isso decorre do fato de que a mulher, quando assume um alto cargo, é vista fora do seu papel. Acho que, a partir de agora, isso vai começar a ser encarado como uma coisa normal e natural. As pessoas vão se acostumar com cada vez mais mulheres conquistando espaço - disse a presidente no programa, conforme comunicado divulgado pela TV Globo.
Na entrevista, Dilma ressaltou que um dos momentos mais difíceis de sua vida foi quando recebeu a notícia de que estava com câncer linfático, em 2009. Em outro trecho, Dilma ouviu gravações de comentários da população sobre impressões do governo. Em seguida, ela explicou o porquê do uso do termo "presidenta", adotado desde que assumiu o cargo.
- É para enfatizar que existe uma mulher no mais alto cargo do país, que nós podemos, sim, chegar longe.
Ana Maria conversou com Dilma em quatro blocos. No terceiro, Marina Silva perguntou sobre a falta de igualdade de oportunidades. Dilma respondeu rapidamente. Enfatizou a necessidade de criar políticas públicas sérias, não só inserindo cada vez mais a mulher no mercado de trabalho, mas também no trato da questão salarial. No mesmo bloco, Dilma destacou a violência contra a mulher e a importância que dará à lei Maria da Penha.
A presidente fez uma omelete de queijo enquanto falava sobre o aumento do poder de compra do brasileiro. Em janeiro do ano passado, Dilma tentou preparar o mesmo no programa "Superpop", de Luciana Gimenez, na Rede TV!. A receita, no entanto, não deu certo. Semana passada, Dilma participou da gravação do programa de estreia de Hebe Camargo, na mesma emissora de Gimenez.
A presidente não falou com a imprensa. Dilma visitou as instalações do Projac e almoçou no local. A participação no "Mais Você" não estava na agenda oficial. Dizia apenas que ela viria ao Rio. Depois, a petista se encontrou com o governador Sérgio Cabral, na Base Aérea do Galeão.
A entrevista faz parte da estratégia de comunicação do governo no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 8. Domingo passado, o governo iniciou uma campanha na TV destinada a mostrar a importância das mulheres no desenvolvimento do país. A campanha publicitária é a primeira de Dilma, primeira mulher a ocupar a Presidência.