Título: Senado aprova 2 novos diretores do BC
Autor: Oswald, Vivian
Fonte: O Globo, 02/03/2011, Economia, p. 33

Altamir Lopes e Sidnei Marques não puderam participar da reunião do Copom

BRASÍLIA. O plenário do Senado aprovou no início da noite de ontem as indicações de Altamir Lopes e Sidnei Corrêa Marques para cargos de diretoria no Banco Central (BC). A expectativa é que os dois, que são funcionários de carreira da autoridade monetária, tomem posse amanhã.

Lopes comanda atualmente o Departamento Econômico do BC e foi indicado para a diretoria de Administração. Ele foi aprovado com 52 votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção.

Atualmente à frente do departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro e de Gestão da Informação do BC, Marques foi indicado para a diretoria de Liquidações. Ele foi aprovado com 51 votos a favor e cinco contra.

A expectativa inicial do BC era que os novos diretores, sabatinados no último dia 23, fossem aprovados ainda na semana passada. Com isso, poderiam ter integrado o Comitê de Política Monetária (Copom) deste mês, cuja reunião para decidir a nova taxa de juros básica da economia, a Selic, começou ontem e termina hoje. A expectativa é que haja nova alta de 0,5 ponto percentual, para 11,75% ao ano.

Ainda há cargos para Tombini preencher

Lopes vai substituir Alvir Hoffmann, que está saindo da diretoria de Fiscalização para se aposentar. Já Marques ocupará a vaga de Gustavo Vale, que deixará a diretoria de Liquidações para assumir a presidência da Infraero, o que deve ocorrer logo depois do carnaval.

Anthero Meirelles, que ocupava a diretoria de Administração, mudará para a de Fiscalização. O presidente do BC, Alexandre Tombini, terá ainda que definir os ocupantes das cadeiras de Assuntos Internacionais - Luiz Awazu, atual titular, deve se deslocar para a diretoria de Normas, que acumula interinamente - e de Estudos Especiais. Hoje vaga, esta diretoria pode ser ocupada pela economista Zeina Latif.