Título: Vacina nacional adiada
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 18/07/2009, Brasil, p. 13

OMS atrasa envio da fórmula e produção brasileira só deve começar em 2010. Até lá, país terá de recorrer à importação

O Instituto Butantan, de São Paulo, ainda não recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) a fórmula da vacina contra a gripe suína, que estava prevista para ser enviada no início deste mês. Assim, a produção do imunizante contra o vírus da gripe A (H1N1) no Brasil, ainda este ano, será inviável, segundo a assessoria da instituição.

Sem condições de iniciar a produção a tempo, até o fim do ano o Brasil terá de combater a doença com vacinas importadas. O Butantan é o único laboratório na América Latina onde são fabricadas vacinas contra a gripe comum e também será o local de onde sairá a que combate a gripe A.

É responsabilidade da OMS determinar quais as variedades de vacinas contra gripe serão produzidas no mundo a cada ano. No caso da gripe A, depois de monitorar os subtipos do vírus que circulam no planeta, a organização envia uma espécie de receita da vacina para cada país.

O problema é que leva pelo menos seis meses até a vacina ser liberada para a população depois da chegada da receita. Isso porque é necessário averiguar se a vacina confere imunidade e se não há efeito tóxico dos componentes. Depois, o produto é testado em animais, como camundongos, para só então serem iniciados os testes clínicos em humanos.

De acordo com informações que constam no site da pasta, não faltam remédios para combater a doença. ¿O Ministério da Saúde tem estoque suficiente de medicamento para tratamento dos casos indicados. Além de comprimidos para uso imediato, temos matéria-prima para produzir mais 9 milhões de tratamentos¿, destacou, em texto no informe do Ministério. O governo comprou recentemente um lote de 800 mil doses, das quais 50 mil devem chegar ao país na próxima semana e o restante, em setembro.