Título: Para senadores e deputados, folia vai durar duas semanas
Autor: Jungblut, Cristiane ; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 04/03/2011, O País, p. 4

BRASÍLIA. A Câmara e o Senado entraram, desde ontem, no recesso branco para o feriado de carnaval. Em ambas as Casas, as votações em plenário só devem ser retomadas no próximo dia 15, ou seja, daqui a quase duas semanas. No caso do Senado, a última votação ocorreu na terça-feira, quando foi aprovada a medida provisória que cria a Autoridade Olímpica, que corria o risco de perder a validade. A pauta já está trancada pela MP que cria punições para servidores da Receita Federal que quebram o sigilo fiscal dos contribuintes, aprovada esta semana pela Câmara.

A expectativa do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), é que as votações só sejam retomadas no dia 15. Na Quarta-Feira de Cinzas, caem as chances de comparecimento, e as votações ocorrem nas terças e quartas. Mas os senadores não terão desconto em seus salários de R$26,7 mil, já que não há desconto quando não há votações.

Na Câmara, as votações serão retomadas no mesmo dia. Ontem só foi realizada a sessão de debates à tarde. Ainda assim, 187 deputados chegaram a marcar presença, embora a sessão tenha sido esvaziada, como de costume.

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que nenhum parlamento funciona nos feriados nacionais. E acrescentou que a Casa votou projetos nos últimos dois dias, o que não é comum por tratar-se de uma quarta-feira véspera de carnaval:

- O calendário de carnaval não foi decidido nesta legislatura. O que me impressionou foi a disposição para o trabalho desta legislatura. Nunca tinha visto presença maciça de deputados na véspera do carnaval. Foram 456 deputados. E os deputados não deixam de trabalhar quando estão nos estados.

Sem votações, os presidentes da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), reuniram-se para tentar acertar um entendimento entre as duas comissões de reforma politica. Mas a reunião com relatores das comissões só será depois do carnaval.

Pelo combinado esta semana, a Câmara retomará os trabalhos votando duas MPs. Na semana seguinte, além de outra medida provisória, o governo tentará votar três projetos sobre acordos internacionais.