Título: Uma vasta coleção de vídeos
Autor: Carvalho, Jailton de ; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 05/03/2011, O País, p. 3

O vídeo em que a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) aparece recebendo dinheiro do delator do mensalão do DEM, Durval Barbosa, é mais um DVD da vasta coleção que o ex-secretário de Relações Institucionais gravou durante a administração dos ex-governadores Joaquim Roriz e José Roberto Arruda. O acervo do ex-secretário, um impactante documento da corrupção no Distrito Federal, tem mais de 40 vídeos. Quase todos foram periciados e tiveram autenticidade confirmada pelo Instituto Nacional de Criminalística, da Polícia Federal.

Os vídeos, que começaram a aparecer com a Operação Caixa de Pandora, em novembro de 2009, registram cenas de Barbosa recebendo dinheiro de empresários com contratos com o governo e distribuindo a propina para políticos e altos funcionários públicos. Num dos vídeos, Arruda recebe R$50 mil de Barbosa. O vídeo foi gravado na campanha de 2006, quando Arruda se candidatou ao governo do DF com o apoio velado de Roriz.

Com toques de comédia pastelão, algumas gravações provocaram ao mesmo tempo ódio e risos de leitores e espectadores que acompanham a impressionante sucessão de cenas de corrupção. Em um dos vídeos, o então presidente da Câmara Legislativa Leonardo Prudente aparece guardando pacotes de dinheiro nas meias e nos bolsos e a ex-deputada Eurides Brito colocando o dinheiro numa bolsa. O empresário Alcyr Duarte Collaço Filho, dono de um jornal local, escondeu os maços na cueca.

Entre os campeões de audiência na internet, estava um vídeo em que dois deputados distritais evangélicos apareciam abraçados a Barbosa agradecendo a propina. Durante a última campanha eleitoral, quando só se conhecia os vídeos desfavoráveis aos aliados de Arruda, o ex-governador Roriz tentou tirar proveito político do material.