Título: Bolsa Família: 93% vão para mulheres
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 08/03/2011, O País, p. 4
BRASÍLIA. A presidente Dilma Rousseff aproveitou ontem o seu programa semanal de rádio para fazer uma homenagem antecipada às mulheres pelo Dia Internacional da Mulher e anunciar que o reajuste médio de 19,4% do Bolsa Família é o primeiro passo para a implantação do futuro programa para erradicação da miséria. O Ministério do Desenvolvimento Social está finalizando o programa.
Ao falar do reajuste do Bolsa Família, Dilma disse que, dos quase 13 milhões de benefícios, 93% são distribuídos para as mulheres, que são as chefes da família. Para Dilma, um dos maiores êxitos do programa é a redução da desnutrição infantil.
- Sou mãe, e imagino como é difícil para uma mãe ouvir um filho pedir comida e não ter para dar. Isso talvez seja o maior benefício do Bolsa Família. A mulher pega o dinheiro do Bolsa Família e vai comprar o alimento, mantém os filhos na escola e cuida da saúde deles.
Segundo Dilma, a evasão escolar é menor entre os beneficiados pelo Bolsa Família.
- O Bolsa Família está alcançando o seu objetivo de ajudar a criança a estudar, a progredir na vida, a ser alguém, a ter uma profissão - disse Dilma, garantindo que as condicionantes, exigências feitas às famílias, como o comparecimento às aulas, estão sendo cumpridas.
De acordo com a presidente, o mês de março será dedicado a políticas ligadas às mulheres. O reajuste do Bolsa Família foi o primeiro ato, por ser um programa "feito para as mulheres, para a sua família e seus filhos":
- O aumento do Bolsa Família foi também um passo que estamos dando para começar a implantação do nosso programa para a erradicação da miséria.
O reajuste do Bolsa Família anunciado na semana passada custará mais R$2,1 bilhões.