Título: Dilma inspira ingleses
Autor: Passos, José Meirelles
Fonte: O Globo, 09/03/2011, O País, p. 5

O jornal britânico "The Guardian" colocou a presidente Dilma Rousseff em sua lista das cem mulheres mais inspiradoras da atualidade. Dilma foi citada em reportagem especial publicada ontem. A relação foi elaborada por um grupo de jornalistas, com base em mais de três mil sugestões feitas pelos leitores. A presidente brasileira aparece na categoria "Política", ao lado de nomes como Michelle Bachelet, Gro Brundtland - ex-primeira ministra da Noruega -, Angela Merkel e Margaret Thatcher.

O texto de apresentação de Dilma afirma que a presidente foi uma "adolescente de guerrilha socialista, que resistiu à prisão e à tortura". A reportagem informa também que a petista, ao assumir a Presidência, prometeu melhorar a situação das mulheres brasileiras. "Filha de um imigrante búlgaro, sua infância foi rica até a morte de seu pai, quando ela tinha apenas 14 anos e viu sua vida mudar drasticamente. (...) Dilma se envolveu com grupos socialistas, acabando por ingressar na Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares)".

A reportagem do "The Guardian" ressalta que Dilma já está enfrentando "uma enorme prova - as recentes enchentes, que mataram centenas e enterraram cidades inteiras".