Título: Antes de encontro, Dilma faz agrado a sindicatos
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 11/03/2011, O País, p. 10
BRASÍLIA. Antes de se reunir com as centrais sindicais, na manhã de hoje, no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff fará um gesto de boa vontade com o movimento sindical. Dilma comandará a solenidade de regulamentação da lei que prevê a participação de representantes dos funcionários nos conselhos de administração das empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias.
Essa é uma antiga reivindicação das centrais e foi negociada pelo ex-ministro Luiz Dulci (Secretaria Geral) no governo Lula. A lei foi aprovada em dezembro do ano passado, e hoje a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, assinará a portaria detalhando a aplicação da nova regra.
A lei vale para as empresas públicas, sociedades de economia mista e subsidiárias com mais de 200 empregados, nas quais a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. A medida deverá atingir, no total, 59 instituições.
A eleição do representante dos empregados nos conselhos será organizada por uma comissão de representantes de cada empresa e dos sindicatos da categoria envolvida.
Além da presidente, da ministra e dos representantes das centrais sindicais, estarão na cerimônia os ministros da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho; do Trabalho, Carlos Lupi; e de Minas e Energia, Edison Lobão. Também devem comparecer presidentes das instituições envolvidas.