Título: Preferência da gigante é por mão de obra local
Autor: Nogueira, Danielle
Fonte: O Globo, 13/03/2011, Economia, p. 32

Uma das metas é repatriar africanos que atuam na Europa

Embora treine seus profissionais para atuar no exterior, a Vale dá preferência a contratar mão de obra local. Um desafio num momento em que a empresa expande suas atividades na África, onde a formação técnica é deficiente. Para driblar essa dificuldade, a empresa vai participar, em maio, de um evento na Europa promovido por uma consultoria internacional que visa à facilitar o retorno de africanos para seus países de origem. O Carriers in Africa reúne, de um lado, profissionais de diversas especialidades que nasceram na África e hoje trabalham na Europa, e, de outro, multinacionais que têm negócios no continente.

Uma equipe da Vale estará lá com o objetivo de entrevistar potenciais candidatos para 75 vagas, entre engenheiros, geólogos e especialistas na área de marketing. Será a primeira vez que a Vale vai participar desse evento com o intuito de contratar pessoal. Nas edições anteriores, a empresa tinha o interesse apenas em divulgar sua marca.

¿ Fizemos um mapeamento das nossas carências na África e vamos lá com um esforço de recrutamento mesmo ¿ diz Renata Romeiro, gerente de recrutamento de pessoas da Vale. (D.N.)