Título: Visita de Obama gera expectativa em empresários
Autor: Amorim, Silvia
Fonte: O Globo, 12/03/2011, O País, p. 10
SÃO PAULO. A visita do presidente americano, Barack Obama, ao Brasil na próxima semana renovou no empresariado brasileiro a expectativa de solução para antigos entraves econômicos e comerciais na relação entre os dois países. O fim da bitributação de empresas brasileiras nos Estados Unidos e de barreiras protecionistas que dificultam a entrada de produtos brasileiros no mercado americano, além do impedimento da venda de carne bovina brasileira, ainda por conta do episódio da febre aftosa, são temas prioritários para o empresariado brasileiro.
Obama chegará sexta-feira. Sábado, estará em Brasília e, domingo, no Rio de Janeiro. Apesar de ser uma visita com forte viés político, é esperada a presença de Obama em dois eventos dedicados à questão comercial. Um será no Itamaraty, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com CEOs das principais empresas brasileiras e americanas. Outro, promovido pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), será um seminário focado em energia e infraestrutura.
Entidades empresariais não esperam resultados em relação a pontos problemáticos na relação comercial:
- Não tenho expectativa de assinatura de tratados importantes nessa visita. Mas tenho quase convicção de que ela cria as condições para se acelerarem as negociações em muitas frentes - disse o presidente da Câmara Americana de Comércio, Gabriel Rico.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, defendeu a discussão sobre a renovação do SGP, programa americano que isenta de tributos produtos brasileiros:
- Temos uma pauta rica na área econômica. A presidente Dilma tem que aproveitar e, com pragmatismo, pegar esses pontos estratégicos para o Brasil e tentar evoluir- afirmou Skaf, que não esconde a insatisfação com a exclusão de São Paulo da agenda de Obama.