Título: Recepção em ritmo de samba, funk e axé
Autor: Araújo, Vera ; Werneck, Antônio
Fonte: O Globo, 15/03/2011, O País, p. 3
Eternizada na voz de Clara Nunes e regravada por artistas consagrados da música popular brasileira, "Canto das Três Raças" será o cartão de visita dos moradores da Cidade de Deus a Barack Obama. O presidente dos Estados Unidos vai à favela, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, no próximo domingo, e, na chegada, ouvirá a canção ao som da percussão dos alunos da Escola Municipal Pedro Aleixo, com direito aos ritmos de samba, funk, axé e hip hop.
A festa de apresentação para Obama ocorrerá dentro de um campo de futebol de terra batida, em frente à Avenida José de Arimatéia, conhecida como Praça do Lazer. No mesmo local, um grupo de estudantes do mesmo colégio fará uma exibição de roda de capoeira. Estão previstas ainda outras manifestações culturais e esportivas.
- Os alunos já estão acostumados com essas apresentações. Na cabeça deles, não há diferença entre o Obama e o prefeito (Eduardo Paes). O que importa mais é tocar, é a música - disse ontem o diretor adjunto da unidade, Daniel Correa de Matos.
Uma das integrantes do grupo de percussão, a aluna Raíssa Rocha, de 14 anos, só soube ontem que recepcionará Obama:
- Esse presidente foi muito pobre. É o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Tem um peso enorme. Para a gente, é um orgulho tê-lo aqui.
A presença de Obama na Cidade de Deus deixou animada a moradora Zenaide Correa, de 56 anos. Ex-porta-bandeira do Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Coroado de Jacarepaguá, ela arrisca até uma comunicação com o presidente americano, caso cruze com ele pelas ruas da favela. Ela, porém, não fala inglês.
- Meu sonho é chegar perto do Obama e abraçá-lo. Beijar, só Deus sabe. Vou falar "I love you" (eu te amo) e "thanks" (obrigado). Ele é um gato - disse Zenaide.
Mas nem todo mundo tem conhecimento da visita de Obama. É o caso do desempregado Robson dos Santos e Silva, de 38 anos, que também não sabia quem é o convidado ilustre.
- Barack Obama na Cidade de Deus? Não sabia não. Quem é? Eu não sei. Ele não estava sumido? - perguntou Silva, confundindo-se com o terrorista Osama bin Laden.
A manicure Célia de Jesus Costa dos Santos, de 42 anos, ficou surpresa:
- Quem? Obama? Não sei disso aqui não.
Com 38 mil habitantes, segundo censo de 2000 do IBGE - a Associação de Moradores estima pelo menos cem mil -, a Cidade de Deus foi tema de filme homônimo lançado em 2002, com direção de Fernando Meirelles e baseado no livro escrito por Paulo Lins, com direito a quatro indicações ao Oscar.
Apesar do sucesso nas telas dos cinemas, a favela ainda sofre com problemas de infraestrutura. A falta de coleta de lixo regular é uma delas. Entulhos, restos de comida e até um sofá fazem parte do cenário nos acessos à comunidade. Na Avenida José de Arimatéia, roteiro de Obama, há um canal por onde corre esgoto a céu aberto, com muito mau cheiro. Ontem, funcionários da prefeitura corriam contra o tempo e tapavam buracos em algumas ruas.