Título: Para ver Obama, só com documento e sem bolsa
Autor: Araújo, Vera ; Werneck, Antônio
Fonte: O Globo, 15/03/2011, O País, p. 3

O discurso do presidente Barack Obama ao povo brasileiro, que terá tradição simultânea e shows em frente ao Teatro Municipal, mudará a rotina do Centro no domingo. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) ainda está fechando o esquema de trânsito. Mas, por exigência das autoridades americanas, é provável que todos os cruzamentos da Avenida Rio Branco entre as avenidas Presidente Vargas e Beira-Mar sejam interditados, e o estacionamento deve ser proibido desde a manhã de domingo.

Nas proximidades da Cinelândia, serão montados pontos de controle para impedir que o público entre com bolsas e mochilas. O acesso será permitido a partir das 11h30m de domingo, com a apresentação de um documento de identificação. No sábado também deverá haver bloqueios ao trânsito na Rio Branco, mas em uma escala bem menor.

O Teatro Municipal teve que adiar para o dia 21 o início de sua temporada, que estava marcado para a sexta-feira dia 18. A data inicial coincidia com o dia previsto para começar a montagem do palco em frente ao teatro na Rua Evaristo da Veiga.

Órgãos públicos começam a se mobilizar para atrair espectadores para o discurso. Ontem, a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, anunciou a abertura de inscrições para 200 professores assistirem ao discurso em local reservado. Em nota, a secretaria justificou a medida alegando se tratar de estratégia de valorização profissional .

As atrações ainda não foram divulgadas pelas autoridades. O grupo AfroReggae foi sondado, bem como Seu Jorge. O cantor recusou:

- Ele vai passar o domingo em gravações em estúdio do novo CD. Não dava para adiar - disse a produtora do artista, Marina Oliveira.

Segurança de Obama aprova Jardim Botânico

A direção do Trem do Corcovado ofereceu à comitiva de Obama o veículo 2, para que o presidente americano visite o Cristo Redentor, e ainda aguarda a resposta. Trata-se do mesmo carro usado pelo Papa João Paulo II, quando ele esteve no Rio na década de 80, para chegar ao monumento. Não está descartada que a visitação pública ao monumento seja suspensa caso a delegação americana vá ao local. Sem Obama, parte da delegação pode também visitar o Jardim Botânico do Rio. O local foi vistoriado por agentes americanos à paisana na semana passada e aprovado.

Dois hotéis disputam a preferência de Obama: Golden Tulip (Copacabana) e Sheraton (São Conrado). A tendência é que o presidente fique hospedado no segundo. O Sheraton é o único hotel do Rio a ter uma praia praticamente particular, o que facilita o esquema de segurança caso Obama e família resolvam dar um mergulho ou tomar sol. A praia é frequentada principalmente pelos hóspedes. Já o acesso do público é por uma escadaria que pode ser facilmente bloqueada.