Título: Dilma dirá a Obama que país mudou e citará direitos humanos
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 15/03/2011, O País, p. 4

BRASÍLIA. No primeiro dia da visita ao Brasil, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deverá passar menos de 12 horas na capital federal. Obama chegará sábado a Brasília, e o primeiro compromisso em sua agenda será com a presidente Dilma Rousseff. Segundo o Itamaraty, Obama desembarcará em Brasília sábado de manhã. Ele será recebido por Dilma às 10h, no Palácio do Planalto. Sua agenda, ainda sem confirmação oficial, prevê compromissos de manhã e de tarde. Depois, viajará para o Rio.

Após desembarcar na Base Aérea de Brasília, Obama passará a tropa em revista, diante do Planalto, onde subirá a rampa e trocará cumprimentos com integrantes do governo brasileiro. Estão previstos tiros de canhão e a execução dos hinos nacionais dos dois países.

O formato da reunião com Dilma ainda não foi definido, podendo haver uma conversa reservada entre os dois presidentes, antes da audiência de trabalho com ministros e assessores dos dois governos.

Durante o encontro, Obama e Dilma assinarão diversos atos - cerca de dez estão em negociação, um deles na área previdenciária. No Planalto, os dois presidentes farão uma declaração à imprensa. Dilma dirá que o país que Obama visita é diferente dos que os outros presidentes americanos conheceram, frisando que houve avanços sociais. Dilma ainda mencionará o respeito aos direitos humanos.

Para o encontro, estão sendo negociados 11 acordos. Um deles pretende assegurar isenção de visto para universitários brasileiros nos EUA. O mesmo seria concedido a americanos no Brasil. Ontem, faltava definir se haverá entrevista coletiva.

Por volta de 12h40m, Obama e Dilma irão ao Itamaraty. Lá, acompanharão o encerramento do Fórum de CEOs (executivos), com cerca de 20 pesos pesados do meio empresarial brasileiro e americano - dez de cada país. Do lado brasileiro, o CEO da Coteminas, Josué Alencar, filho do ex-vice-presidente José Alencar, falará, na condição de presidente do Fórum de CEOs Brasil. Um americano também falará.

Por volta de 13h, começará o almoço oferecido por Dilma a Obama, no Itamaraty. Os dois presidentes farão breves discursos no momento do brinde. A imprensa terá acesso ao local. Encerrado o almoço, Obama seguirá para evento com empresários, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no centro de convenções Brasil 21.

Recepção no Alvorada ainda não confirmada

Nos encontros com empresários, o foco será a relação bilateral e oportunidades de negócios. Para o encontro de CEOs no Itamaraty, foram convidados dez representantes de cada país. A lista de brasileiros inclui o Banco Safra, Camargo Corrêa, Coteminas, Cutrale, Embraer, Gerdau, Odebrecht, Stefanini IT Solutions, Vale e Votorantim. Do lado americano, deverão estar presentes líderes de empresas como Anadarko, CH2M Hill, Citigroup, Cargill, Coca-Cola, Cummins, ITW, International Paper, Motorola e Praxair.

O governo brasileiro cogita a possibilidade de Dilma oferecer uma recepção no Palácio da Alvorada, às 18h. O encontro ainda dependia de confirmação, pois Obama poderá deixar Brasília mais cedo, rumo ao Rio..

COLABOROU: Fernando Eichenberg