Título: Ruas e bares da Cinelândia serão fechados
Autor: Eichenberg, Fernando
Fonte: O Globo, 17/03/2011, O País, p. 3

A presença do presidente Barack Obama na Cinelândia mudará o trânsito no Centro do Rio, a rotina do funcionamento do Metrô e o itinerário de 83 linhas de ônibus que circulam pela região. As informações foram divulgadas ontem pelo secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório. No caso de outros pontos da cidade, apesar da agenda de Obama prever visitas ao Cristo Redentor e Cidade de Deus, nenhum esquema especial ainda foi montado porque, segundo o secretário, até ontem à tarde nada havia sido solicitado pelas autoridades americanas. Por isso, a princípio, as áreas de lazer da orla e do Parque do Flamengo não serão suspensas devido à visita.

Em relação ao trânsito, as interdições começam a partir da madrugada de amanhã e só serão suspensas às 20h de domingo. Amanhã, trechos da Rua Evaristo da Veiga serão interditados ao tráfego para a montagem do palco em frente ao Theatro Municipal. A partir das 7h de sábado, também será proibido circular de carro ou estacionar em parte da Avenida Rio Branco (entre a Avenida Almirante Barroso e Rua Santa Luzia) e em ruas no entorno da Cinelândia.

No domingo, a área interditada será ampliada a partir das 5h, e até bares não poderão funcionar. A área proibida para veículos inclui toda a Rio Branco (entre a Beira-Mar e a Avenida Presidente Vargas), parte da Avenida Presidente Vargas e diversas ruas internas do bairro. Todos os veículos estacionados nas áreas proibidas serão levados para depósitos da prefeitura e só poderão ser retirados na segunda-feira.

No caso do esquema de trânsito para o dia em que Obama vai discursar, a prefeitura repetirá as interdições feitas no último domingo para o desfile do Monobloco pela Avenida Rio Branco. Para alertar os motoristas, painéis luminosos da prefeitura, instalados nos principais corredores de tráfego da cidade, divulgarão as mudanças a partir de hoje.

- A população deve evitar se deslocar de carro para o Centro já no sábado devido às interdições - recomendou a presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), Cláudia Secin.

O Sindicato das Empresas de ônibus, que normalmente usa só metade da frota aos domingos, resolveu operar com a frota normal. Ao todo, 2.088 ônibus circularão pelo entorno do Centro. No Metrô, a estação Cinelândia ficará fechada no domingo das 7h às 16h30m. Quem quiser assistir ao discurso de Obama deverá desembarcar no Largo da Carioca ou na estação da Glória. Entre 12h30m e 15h30m, o tráfego será parcialmente interrompido. Os trens circularão na linha 2 da Pavuna até o Estácio. E na Linha 1 entre a Praça Saens Peña e o Largo da Carioca; e da Glória até a Praça General Osório.

O esquema de trânsito contará com 193 agentes da Guarda Municipal e 45 viaturas. A CET-Rio terá 45 agentes de trânsito e dois reboques. Doze fiscais do choque de ordem também vão circular na região para evitar a presença de camelôs.