Título: Mulher de Patriota será cicerone de Michelle Obama
Autor: Camarotti, Gerson ; Tinoco, Dandara
Fonte: O Globo, 17/03/2011, O País, p. 10

BRASÍLIA. O governo brasileiro teve que lançar mão de uma solução alternativa para designar uma companhia para a primeira-dama americana, Michelle Obama, em sua visita ao Brasil. Como não há uma primeira-dama brasileira para acompanhar a senhora Obama, foi escalada a mulher do chanceler Antonio Patriota, Tania Gabrielle Cooper Patriota. Michelle terá uma agenda paralela à do presidente americano e contará com a presença das duas filhas - Malia, de 12 anos, e Sasha, de 9.

O primeiro encontro entre Michelle e Tania será no Palácio do Itamaraty, quando a primeira-dama será recebida pela embaixatriz na hora do almoço que a presidente Dilma oferecerá aos americanos. Americana naturalizada brasileira, Tania é diretora do escritório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) na Venezuela e representante do órgão em Bogotá, na Colômbia, onde mora.

Tania é psicóloga e tem mestrado em saúde pública pela Universidade de Columbia, uma das mais conceituadas dos Estados Unidos. Mãe de dois filhos já adultos, a embaixatriz mantém com Patriota um casamento a distância. Enquanto o chanceler era embaixador do Brasil nos Estados Unidos, entre 2007 e 2009, ela representava o UNFPA no Haiti, onde residia.