Título: Ameaças até no carnaval
Autor: Rocha, Carla ; Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 17/03/2011, O País, p. 12

As ameaças às liberdades individuais avançam para cada vez mais setores. Nos Estados Unidos, além de Nova York, cidades como São Francisco seguem a mesma lógica e já limitam o fumo até em ruas abertas. Em toda a América, surgem leis que restringem alimentos gordurosos. Novas normas tentam interferir até mesmo no lazer das crianças, como a proibição, no estado do Colorado, da brincadeira de esconde-esconde, segundo o escritor David Harsanyi.

Este debate, em menor medida, já chega ao Brasil. O cientista político Alexandre Barros afirma que a proposta da prefeitura do Rio de diminuir o número de blocos de carnaval demonstra a vontade dos governos de tutelar a vida das pessoas. Em sua opinião, o eventual choque entre o direito à liberdade de expressão e o direito de ir e vir das outras pessoas, que acabam afetadas pelos blocos de rua, não chega a ser um problema em si:

¿ Se a prefeitura decide que só dará autorização para blocos antigos, proibirá os novos e impedirá a renovação do carnaval.

Ao discorrer sobre o politicamente correto, o humorista Marcelo Tas, que é jornalista, culpou em parte a imprensa por reforçar essa onda:

¿ Eu acho que o humor é uma boa vacina contra o politicamente correto.