Título: Personagem sem o brilho de 2008
Autor: Passos, José Meirelles
Fonte: O Globo, 18/03/2011, O País, p. 4

Aura e imagem popular de Obama sofreram com exercício do poder

WASHINGTON. Ameaçado de não poder viajar ao Brasil por causa dos entraves na votação do orçamento do governo no Congresso, o presidente Barack Obama obteve um passe de saída ao bater do gongo. Na última terça-feira, os parlamentares estenderam por mais três semanas o prazo para a tentativa de se chegar a um consenso na aprovação orçamentária.

O suspense legislativo ilustra, de forma simbólica, o atual momento de Obama. Com uma recuperação econômica americana claudicante, índice de desemprego ainda elevado (8,9%) e uma oposição republicana fortalecida, após vencer as eleições de 2010, Obama mantém confortável índice de aprovação próximo dos 50% nas pesquisas de opinião. Mas, no meio de seu mandato, sua aura e imagem popular sofreram com o exercício do poder.

A autoconfiança e o otimismo da época em que foi eleito foram aos poucos sendo temperados pelo realismo cotidiano. Para a analista Julia Sweig, do Conselho de Relações Exteriores, o entusiasmo pelo personagem arrefeceu:

- Os problemas na economia, na educação ou na desintegração do contrato social, mesmo que não tenham sido criação sua, passaram a ser os problemas dele. Ele desapontou muita gente, pois a liderança que revelou durante a campanha desapareceu rapidamente quando se tornou presidente.

Julia diz que o americano passou a ver Obama como alguém merecedor de elogios e críticas, como qualquer líder no poder:

- Mas, na sua viagem ao Brasil, ele será visto simplesmente como Obama, especialmente no Rio.