Título: Argentina de olho na visita de Obama ao Brasil
Autor: Passos, José Meirelles
Fonte: O Globo, 18/03/2011, O País, p. 4

Jornais comentam que presidente será recebido como "herói"

BUENOS AIRES. A visita do presidente Barack Obama está sendo acompanhada pelos meios de comunicação argentinos e pela Casa Rosada. Ontem, o jornal "La Nación" publicou um artigo do analista político Carlos Pagni intitulado "Brasil recebe Obama como herói".

Para o analista, Obama será tratado como uma estrela de rock e sua visita, similar a de um papa. "As paredes do Rio de Janeiro já estão cobertas de cartazes com o rosto do líder democrata, a silhueta do Corcovado e o Pão de Açúcar". Segundo o diário, a visita de Obama será uma prolongação do carnaval: "O presidente dos EUA, apresentado como uma estrela pop, repetirá o trajeto de outras celebridades: uma foto sob o Cristo Redentor e um tour por alguma favela mais ou menos apresentável, onde lhe receberão com batucadas e apresentações de capoeira".

"Agora entende-se porque era necessário excluir a Argentina (onde há forte sentimento contra os EUA). Se tem uma coisa que Obama não precisa neste momento é que o fustiguem ou lhe deem lições sobre como o mundo funciona, experiências às quais sempre estão expostos os interlocutores de Cristina Kirchner", diz o analista.