Título: PT quer Lula para coordenar comitê
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 18/03/2011, O País, p. 15

PT quer Lula para coordenar comitê

Partido tenta impor ideias na reforma política; ex-presidente ajudaria na defesa

BRASÍLIA. A direção nacional do PT quer tomar a dianteira no encaminhamento da reforma política e vai convidar o ex-presidente Lula, presidente de honra do partido, para coordenar um comitê criado ontem pela Executiva Nacional para debater com setores organizados da sociedade suas bandeiras para a reforma em curso na Câmara e no Senado. A intenção do partido, com a presença de Lula, é dar mais visibilidade ao assunto e tentar impor suas ideias para a reforma. Posteriormente, o comitê levará a discussão também à presidente Dilma Rousseff.

Vão integrar esse comitê o relator da comissão da reforma política da Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), e representantes do PT na comissão sobre o mesmo tema que está funcionando no Senado. A ofensiva da direção do PT é para fazer frente à movimentação do vice-presidente Michel Temer, que tem liderado as discussões da reforma política no PMDB em defesa, principalmente, da aprovação do voto majoritário para deputado federal (distritão) e o voto distrital puro. O tema não tem apoio dos petistas, que encaram como uma estratégia do PMDB para impedir o crescimento do PT nacionalmente.

- Vamos fazer uma ampla mobilização da militância, prefeitos, governadores, parlamentares e dirigentes. O ponto de partida é trabalhar as deliberações do Congresso nacional do PT de 2010. Vamos integrar nesse debate com a sociedade o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff. O presidente Lula já disse que quando saísse do governo ia se engajar nessa luta, debatendo inclusive com partidos da oposição - disse o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

Nos estados, o Comitê de Reforma Política do PT vai defender temas aprovados no Congresso Nacional do partido em 2010, como o voto proporcional em lista fechada, fidelidade partidária e financiamento público de campanha.