Título: Cúpula petista aceita Delúbio de volta
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 18/03/2011, O País, p. 15

O PT tem esse lado cristão forte, de saber perdoar", diz Jilmar Tato

BRASÍLIA. O assunto ainda não está oficialmente na pauta da reunião do Diretório Nacional do PT, marcada para os dias 29 e 30 de abril, mas, no partido, ao menos 70% dos dirigentes são favoráveis à aprovação da ficha de refiliação do ex-tesoureiro Delúbio Soares, operador do mensalão, assim que o pedido foi formalizado. Alguns petistas são mais cautelosos ao tratar do assunto, mas são minoria.

- O clima hoje é tranquilo para a volta do Delúbio. Ninguém quer briga. Ele errou, pagou. O sentimento é que o cara cometeu erros, mas foi punido. Como o PT tem esse lado cristão forte, de saber perdoar, 70% do Diretório Nacional está de acordo com sua volta - disse o deputado Jilmar Tato (PT-SP), ao chegar ontem à reunião da Executiva Nacional do partido em Brasília.

Mas o deputado Geraldo Magela (DF), integrante da Executiva Nacional do PT, retrata a cautela de setores da direção do partido ao tratar o assunto:

- Tem aquele burburinho, mas ninguém assume que quer colocar o assunto da volta do Delúbio na pauta da reunião do diretório do dia 29 de abril.

Reservadamente, dirigentes que participaram ontem da reunião da Executiva Nacional em Basília disseram que um ponto que dificulta a aceitação da refiliação de Delúbio no PT é que ele se nega a admitir que errou naquele momento do escândalo do mensalão, em 2005, quando repassou dinheiro público, triangulado na operação via Marcos Valério, para aliados dentro e fora do Congresso.

O líder do PT no Senado e também integrante da Executiva Nacional, senador Humberto Costa (PE), disse que ainda é necessário uma discussão interna sobre a volta ou não do Delúbio:

- O que temos que discutir é a prioridade política dessa filiação do Delúbio. Se é prudente ou não essa filiação agora.

Embora na festa de aniversário do PT, em fevereiro, o ex-deputado José Dirceu tenha dito que o ofício pedindo a refiliação à direção do partido já havia sido encaminhado por Delúbio, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, nega. Ele disse que até agora o pedido de refiliação ainda não foi formalizado nas instâncias do partido.