Título: Mudança caiu como uma bomba na cabeça
Autor: Bruno, Cássio
Fonte: O Globo, 19/03/2011, O País, p. 9

Presidente do Theatro Municipal soube da transferência do local do discurso na noite de quinta

A presidente do Theatro Municipal, Carla Camurati, definiu a transferência do discurso do presidente americano, Barack Obama, da Cinelândia para o teatro, como "uma bomba". Em meio às indefinições e ao sigilo em torno do evento, ela disse ontem que foi surpreendida pela decisão do governo americano no fim da noite de quinta-feira:

- Essa situação caiu como uma bomba na minha cabeça ontem (quinta-feira ) à noite - disse Carla, lembrando que a abertura da temporada no teatro, que havia sido adiada por conta do discurso que Obama faria na Cinelândia, será na próxima segunda-feira, com o espetáculo "Metropolis".

Ontem de manhã, homens do Exército e da Polícia Militar foram à Cinelândia. Três tanques blindados Urutu permaneceram no entorno do teatro, que foi vistoriado. O reconhecimento foi feito também no Corcovado, na Cidade de Deus e na Cidade do Samba.

O general Fernando Sardenberg, que coordena a operação de segurança de Obama no Rio, informou que o esquema previamente montado não sofrerá grandes alterações. O horário do evento, 14h40m, será mantido, e o espaço aéreo, fechado. Entre militares, policiais federais e PMs, 2 mil homens serão mobilizados para toda a operação, segundo ele. Só no entorno do Municipal serão 500.

O Theatro Municipal tem capacidade para 2.200 pessoas. Segundo o consulado americano, a lista de convidados será "variada", e incluirá autoridades e estudantes. Além do consulado, o governo estadual e a prefeitura participam da escolha das pessoas que terão acesso ao teatro. A lista não foi divulgada.

Segundo Sardenberg, telões serão colocados na Praça Floriano, para que o público assista ao discurso. Mas, até o fim da tarde de ontem, as estruturas não tinha começado a ser montadas. Peças que seria usadas no palco foram retiradas de manhã. Cartazes chamando a população para o discurso permaneciam afixados em frente ao teatro.

Frequentadores da Cinelândia ficaram decepcionados com o cancelamento. O auxiliar de serviços gerais Márcio dos Santos disse que estava entusiasmado com a ideia de assistir a "um momento histórico":

- Para quem estava pensando em vir aqui, como eu, é decepcionante. Mas, mais uma vez, só a elite será privilegiada.

Sócio do bar Amarelinho, José Lorenzo Lemos disse não ter sido informado se os bares poderão ficar abertos no amanhã:

- Estou em uma situação muito confusa. Não sei se a mercadoria poderá entrar amanhã (hoje) nem se vão aceitar que eu abra a casa. Temos toda uma preparação para abrir.