Título: Viagem foi um degelo nas relações
Autor: Ribeiro, Fabiana; Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 22/03/2011, Economia, p. 21

LIA VALLS

A viagem do presidente Barack Obama ao Brasil é avaliada por Lia Valls, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) como uma espécie de "degelo" na relação comercial entre os dois países.

Como a senhora avalia a viagem do presidente Barack Obama ao Brasil no último final de semana?

LIA VALLS: Foi uma visita importante, que sinalizou o início de uma nova etapa nas relações comerciais entre os dois países. Ainda mais depois do certo mal estar que causou a assinatura do acordo tripartide entre Brasil, Turquia e Irã para troca de combustíveis nucleares. Não chego a considerar que a viagem foi um sucesso, porque acordos comerciais ainda precisam ser assinados, mas a viagem foi, sem dúvida, um gesto bastante positivo.

Como o presidente Obama não tem autonomia para derrubar barreiras comerciais impostas aos produtos brasileiros, que consequência, na sua opinião, terá esta viagem dele ao Brasil?

LIA: Apesar de todo o simbolismo do discurso, a viagem do presidente Obama sinalizou um degelo para destravar as relações comerciais entre os dois países. O presidente Obama não tem prerrogativa para derrubar barreiras comerciais levantadas contra os produtos brasileiros, porque isso cabe exclusivamente ao Congresso americano. Mas, sem dúvida, foi muito positivo o fato de a presidente Dilma Rousseff ter adotado um tom no discurso mais propositivo e menos defensivo.