Título: Visita ao Brasil foi situação surreal, diz mídia dos EUA
Autor: Goés, Bruno
Fonte: O Globo, 22/03/2011, O País, p. 4

Imprensa americana critica viagem de Obama durante conflito na Líbia

"Para a Casa Branca, foi uma situação surreal: enquanto os EUA iniciavam uma campanha militar mundo afora, o presidente iniciou uma visita de cinco dias à América Latina que pouco tinha a ver com o assunto". Assim analisou "The Wall Street Journal" a passagem de Barack Obama pelo Brasil. Em guerra contra as forças de Kadafi na Líbia, ele assistiu a apresentações de capoeira, jogou futebol e brindou com autoridades brasileiras. A agenda foi considerada, pelo menos por parte da imprensa dos EUA, inadequada.

O "New York Times" também deixou transparecer o descontentamento com a viagem: "O presidente Obama tomou o mais significativo ato de um comandante-chefe: enviar forças norte-americanas a um conflito. Publicamente, no entanto, manteve o cronograma da sua primeira visita à América do Sul".

Já o "Los Angeles Times" destacou que a viagem de Obama, inicialmente, não apresentava dificuldade diplomática e que serviria também como passeio turístico para a família - as filhas e a sogra vieram conhecer o Brasil. E citou a mudança de comportamento de Obama entre um discurso e outro. Segundo o jornal, "logo antes de anunciar os ataques à Líbia, Obama fez um discurso para empresários. Descontraiu o ambiente com piadas sobre o futebol dos EUA e os prazeres da cultura brasileira. "Meu único arrependimento é que perdemos a festa, vindo após o carnaval", disse ele".