Título: Entre celebridades, lembrança da doença
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 23/03/2011, O País, p. 3

Hebe deu selinho em governador, e Fafá de Belém cantou Hino Nacional no lançamento

MANAUS (AM). No lançamento do programa de prevenção e combate ao câncer, em Manaus, a presidente Dilma Rousseff pregou a universalidade do atendimento de saúde para as mulheres. Ela falou da doença que a acometeu em 2009:

- Eu quero que todas as mulheres tenham o tratamento que eu tive - disse a presidente, que se tratou de um linfoma no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, um dos melhores do país.

Participaram do lançamento artistas e personalidades como a ex-jogadora de basquete Hortênsia e as cantoras Fafá de Belém, Maria Rita e Daniela Mercury. De conjunto de calça e jaqueta brancos, cabelos penteados para trás, a apresentadora Hebe Camargo não fez cerimônia. Como de costume, elegeu alguém para dar um selinho. O agraciado foi o governador do Amazonas, Omar Aziz, que chegou a ficar tão vermelho de vergonha que a própria presidente Dilma não perdeu a oportunidade de brincar com ele. Hebe também brincou com a mulher do vice-presidente Michel Temer, Marcella Temer. Escorregou ao chamá-la de Michele, e Marcela ficou impassível.

Fafá de Belém cantou o Hino Nacional, exigindo do sonoplasta que tirasse a música original de fundo para cantar a capela. A cantora Daniela Mercury chamou a Amazônia de "útero do Brasil", enquanto a atriz Cássia Kiss tentou levantar o moral do governo federal ao elogiar o sistema de saúde pública. Segundo ela, mulheres em todo o país têm hoje acesso aos serviços nessa área.

"Não tem, não", gritou uma mulher que ocupava um dos camarotes do Teatro Amazonas.

Coube a Hebe tentar reduzir os danos da saia justa. "Quero dizer a quem reclamou do sistema de saúde que, se precisar de alguma coisa, é só mandar um bilhete que eu reclamo", disse a apresentadora.

Estavam também em Manaus as atrizes Zezé Motta e Tânia Alves, a atleta Maurren Maggi e a poetisa Elisa Lucinda. Segundo o Ministério da Saúde, as artistas participaram do evento de forma voluntária, sem cobrança de cachê. As despesas com passagens, hospedagem e alimentação foram bancadas pelo Ministério da Saúde, mas os valores gastos não foram divulgados. (FF)