Título: Obama liga para Dilma e agradece hospitalidade
Autor: Damé, Luiza ; Eichenberg, Fernando
Fonte: O Globo, 26/03/2011, O Páis, p. 14

BRASÍLIA E WASHINGTON. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou ontem para a presidente Dilma Rousseff e agradeceu a "maravilhosa hospitalidade" do governo brasileiro durante a visita ao Brasil, no fim de semana passado. Dilma respondeu que ficou satisfeita com os resultados da visita e a qualificou de marco nas relações entre os dois países.

A presidente também "ressaltou a importância de prosseguirem nas discussões para que a relação Brasil-Estados Unidos tenha resultados mais positivos". Mas não tratou da resolução que abre caminho para o Conselho de Direitos Humanos da ONU investigar denúncias de violações no governo de Mahmoud Ahmadinejad, no Irã. O Brasil votou a favor da resolução.

A conversa foi diferente da que Obama teve com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, para quem também ligou. Na conversa com o presidente chileno, Obama agradeceu a liderança na votação sobre o Irã no Conselho de Direitos Humanos da ONU. Obama conversou ainda com o presidente de El Salvador, Mauricio Funes. Em todas, agradeceu a hospitalidade recebida em sua recente turnê nas Américas do Sul e Central.

Para Dilma, Obama disse que gostaria de retribuir a "excelente acolhida" que teve no Brasil. A presidente respondeu que "terá maior prazer em realizar visita aos Estados Unidos", mas não combinaram uma data. Dilma agradeceu ainda "as gentis palavras dirigidas a ela" no pronunciamento no Rio.

O telefonema durou cerca de cinco minutos. Segundo o porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena, no telefonema Dilma e Obama não trataram da situação da Líbia.

Na próxima semana, Dilma fará uma "visita de caráter político" a Portugal, disse Baena. Ela embarca na segunda-feira, à noite, e chega a Lisboa na manhã de terça-feira. Em seguida, vai a Coimbra, onde o ex-presidente Lula será homenageado.