Título: Kassab usa nome de JK e família se irrita
Autor: Roxo, Sérgio
Fonte: O Globo, 25/03/2011, O País, p. 14

Prefeito registra domínio de internet com iniciais do ex-presidente; neta diz que pode ir à Justiça

SÃO PAULO. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, registrou no último dia 14 de março o domínio de internet www.jk.org.br. A ideia é que o nome do ex-presidente Juscelino Kubitschek seja usado para batizar a fundação ligada ao Partido Social Democrático (PSD), legenda que está sendo criada pelo prefeito paulistano e outros ex-militantes do DEM. Mas a iniciativa de Kassab não agradou à família do ex-presidente. Anna Christina Kubitschek Pereira, neta de Juscelino e presidente do Memorial JK, divulgou nota em que fala em contestar judicialmente a atitude do prefeito.

"JK é patrimônio do Brasil e dos brasileiros. Seu nome pertence à história da democracia nacional e não pode ser usado sem o prévio consentimento da família Kubitschek e muito menos sem aprovação do Conselho do Memorial JK", diz trecho da nota.

Prefeito diz que procurou filha de Juscelino

PSD era o partido pelo qual Juscelino foi eleito em 1955. A legenda foi extinta quando a ditadura militar implantou o bipartidarismo no país. Kassab tem dito em seus discursos que o novo partido que está criando perseguirá os ideais desenvolvimentistas do governo JK (1956-1961).

O domínio www.jk.org.br foi registrado pela Comissão Provisória Estadual São Paulo do Democratas, que era presidida pelo prefeito paulistano e tem como responsável o próprio Kassab.

A presidente do Memorial JK disse estar falando em nome da família: "Em nome da minha família e do Conselho do Memorial, que eu presido, repudio a maneira inadequada com que o prefeito Gilberto Kassab se apropriou da sigla do meu avô, Juscelino Kubitschek, para nominar sua rede social. Informo ainda que providências legais serão tomadas para coibir este tipo de política que um verdadeiro democrata jamais ousaria praticar", completou.

Anna Cristina é casada com o ex-governador do Distrito Federal pelo DEM Paulo Octavio que renunciou ao cargo no rastro das denúncias de irregularidades levantadas pela Operação Caixa de Pandora da Polícia Federal. Em fevereiro do ano passado, ele pediu a desfiliação do DEM no meio de um processo de expulsão da legenda.

Kassab alegou ontem que avisou a filha do ex-presidente, Maria Estela, tia de Anna Cristina, ao fazer o registro do domínio de internet.

- Caso tudo desse certo, nós iríamos consultá-la para ver se a família liberaria a marca - afirmou o prefeito.