Título: Psicóloga para cuidar do joelho
Autor: Maltchik, Roberto
Fonte: O Globo, 27/03/2011, O País, p. 3

PICOS (PI). Na cidade onde faltam leitos e médicos, o SUS paga psicólogos e nutricionistas num tratamento de fisioterapia feito na Clínica Santa Ana, investigada pelo Ministério da Saúde pela cobrança indevida de R$536 mil.

Em dezembro de 2009, Manuel Nascimento pisou num buraco, rompendo o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Foi operado em Teresina e mandado para a Clínica Santa Ana, onde fez fisioterapia e exercícios. Mas a clínica cobrou do SUS reabilitação em dois turnos. Para não dizer que fraudou o procedimento, a clínica deu almoço e atendimento psicológico. Manuel resume a conversa com a psicóloga:

--- Ela (psicóloga) disse que eu não precisava me preocupar com nada.

Documentos enviados ao Ministério Público mostram que as autorizações para fisioterapia chegavam ao SUS com indicação de doenças mais graves. Em um dos papéis a empresa registra atendimento de uma vítima de inflamação dos músculos do cotovelo. Para o SUS, o caso foi indicado como sendo de rara doença imunológica. Os auditores detectaram fraudes em 816 laudos. Na clínica, a diretora Cleydiana Bezerra Carvalho deu sua versão:

- Se estou falando de joelho, estou falando de um problema físico, motor. Está na reabilitação! Aqui não é um centro de deficientes. Aqui, é um centro de prevenção.