Título: Diretoras pedem investimento para o cinema
Autor: Fernandes, Diana
Fonte: O Globo, 27/03/2011, O País, p. 15

BRASÍLIA. A formalidade da chegada pela rampa principal intimidou, a princípio, algumas convidadas da presidente Dilma Rousseff para a noite das mulheres no Palácio da Alvorada, que começou sexta-feira e entrou pela madrugada. Eram mais de 30 cineastas e artistas, além de ministras e assessoras, que, por mais de cinco horas, deram ao belo e sisudo ambiente palaciano um clima de festa de amigas.

O desejo de expor à presidente a necessidade de expansão e incremento da produção cinematográfica brasileira estava na cabeça de todas as presentes, e a maioria conseguiu dar o seu recado. Embora Dilma não tenha feito promessas concretas, o clima, no final, era de grande satisfação, e muitas admitiram que desconheciam as "boas intenções" da presidente para o setor. Uma das demandas apresentadas: a revisão da medida que tirou o Conselho Superior de Cinema da Casa Civil, transferindo-o para o Ministério da Cultura.

- Cinema não é só cultura, é também indústria, precisa de forte investimento e depende de ação coordenada de vários setores, com poder político - dizia Tizuka Yamasaki. - Mas a presidente é inteligente, interessada no assunto e muito sensível. Não prometeu nada, mas disse que vai olhar isso.

Um do saldos do encontro foi que, para suas noites e fins de semana de folga, Dilma contará agora com um acervo renovado de filmes brasileiros. As convidadas levaram cópias de suas produções para a presidente.