Título: Dilma elogia Lula, mas promete salto maior
Autor:
Fonte: O Globo, 29/03/2011, O País, p. 3

BELO HORIZONTE. Ao lançar ontem o programa Rede Cegonha, em Belo Horizonte, que prevê investimentos de R$9,4 bilhões até 2014 na humanização do atendimento a gestantes e bebês, a presidente Dilma Rousseff afirmou que, ao assumir o mandato, recebeu o Brasil em condições de dar um "salto" ainda maior do que o ocorrido durante o governo do presidente Lula.

- Tenho certeza que nosso país está em um momento muito especial. Recebi um país diferente, em condições para dar um salto maior ainda do que o presidente Lula conseguiu dar em seu primeiro governo. Ele me legou essa herança e, tenham certeza, vou honrá-la - afirmou.

O programa tem metas ousadas, como a atingir todas as 44 mil unidades de saúde básica do país até o fim do mandato da presidente e a promessa de alcançar 30% deste volume nos próximos nove meses. Prevê ações especiais para gestantes, desde teste rápido de gravidez em todos os postos de saúde a cuidados especiais até dois anos após o parto.

Para que grávidas não faltem aos seis exames de pré-natal previstos no programa, o governo federal promete auxílio para transporte, na forma de um vale-táxi. O valor não foi divulgado. Mulheres com gravidez de risco terão acesso a casas de apoio financiadas pelo Ministério da Saúde, que pretende viabilizar exames de ultrassom para todas as gestantes. Estão previstas a compra de ambulâncias com equipamentos para realização de parto e a expansão da rede de maternidades no país, em especial nas regiões Norte e Nordeste, que apresentam os maiores índices de mortalidade infantil e materna no país.

A Rede Cegonha foi uma promessa de campanha da presidente, que prometeu transformar o atendimento público de saúde.

- Temos que transformar o SUS num ótimo e grande sistema. A esse compromisso eu não renunciarei - prometeu.