Título: Dengue: imóveis da prefeitura serão vistoriados
Autor: Sil, Felipe ; Menezes, Gabriel
Fonte: O Globo, 27/03/2011, Rio, p. 30
O prefeito Eduardo Paes determinou ontem que todas as secretarias do município verifiquem os imóveis de sua responsabilidade para evitar possíveis focos de dengue. Na sexta-feira, uma equipe do GLOBO encontrou o chafariz Dança das Águas desativado e com água parada, em frente ao Centro Administrativo São Sebastião, prédio que abriga a sede da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova. -É inadmissível que áreas da prefeitura tenham foco de dengue. Temos que dar o exemplo - disse Paes. Para o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, a situação é típica da "complexidade de uma grane cidade".
- Em um município do tamanho do Rio, imaginar que não há o acúmulo de água parada e entulho é o ideal, mas em lugar nenhum do mundo isso acontece. Se Paris tivesse um clima propício à dengue, teria cenários desta natureza.
Sobre o número de vítimas até o momento (10.158 contabilizadas até o fechamento desta edição), Hans disse que ainda está dentro do esperado.
Também em alerta, a subsecretária estadual de Vigilância em Saúde, Hellen Miyamoto, informou que vai verificar as denúncias de que espaços públicos do governo criariam condições para a proliferação do Aedes aegypti. Na sexta-feira, por exemplo, foi flagrado um lago artificial com água suja e empoçada em frente à sede administrativa do estado na Avenida Nilo Peçanha, no Centro. Segundo Hellen, desde 2008 existe um grupo do Corpo de Bombeiros treinado para atuar em pontos públicos estratégicos.
Ontem, o Instituto Oswaldo Cruz e a Secretaria estadual de Saúde lançaram nas comunidades Chapéu Mangueira e Babilônia a ação "10 minutos contra a dengue". O objetivo é estimular a população a investir esse tempo, por semana, no combate aos focos de mosquitos. Um grupo formado por 150 bombeiros visitou os imóveis da região e distribuiu folhetos explicativos.
Já no Morro dos Prazeres, policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) de Santa Teresa realizaram evento simbólico de combate à dengue: recolheram lixo acumulado e capinaram trechos com mato alto.