Título: Dilma festejada em Coimbra antes de Lula
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 30/03/2011, O País, p. 15

Assediada, presidente tira fotos e conversa com universitários

COIMBRA (Portugal). A presidente Dilma Rousseff viajou a Portugal com uma comitiva de dois ministros e assessores para prestigiar seu mentor político, o ex-presidente Lula, na solenidade de entrega do título de doutor honoris causa na Universidade de Coimbra. Mas, ontem, quem brilhou na universidade, sozinha, foi ela. Chegou antes e, no mesmo local em que Lula vai ser agraciado hoje, foi paparicada, beijada e quase carregada por estudantes brasileiros e portugueses. Ao se encontrarem, mais tarde, Lula e Dilma negaram a possibilidade de afastamento entre os dois por causa de decisões de governo.

Enquanto aguardava Dilma no hotel, ao lado de dona Marisa, o ex-presidente negou atritos com sua sucessora:

- Não tenho ponteiro nenhum para acertar com ela. As polêmicas vocês que criaram.

Quando Dilma chegou do passeio, Lula continuou esperando mais um pouco para o encontro com sua sucessora, assistindo de longe a uma longa entrevista da presidente, que rasgou elogios a ele e disse que nunca houve mal-estar entre os dois:

- Eu tenho com o presidente Lula um acúmulo de experiência. Ele é um estadista reconhecido no mundo todo. A troco de quê eu não vou compartilhar com ele minha amizade, a relação afetiva e a experiência? Podem inventar tudo. Mas é impossível separar nossas trajetórias - disse Dilma, acrescentando: - Não significa, entretanto, que somos a mesma pessoa.

"Vejam se a gente está com cara de que está brigando?"

Em em seguida, os dois se juntaram no salão do hotel para fotos. Lula não deixou por menos:

- Vejam se a gente está com cara de quem está brigado - brincou Lula abraçando e beijando Dilma.

Na Universidade de Coimbra, mais cedo, estudantes portugueses de Direito que estavam ensaiando a formatura, em traje de gala, tiraram suas capas e colocaram no chão para Dilma passar. Lá dentro, ela mal conseguia andar, sendo atropelada por um grupo que queria autógrafos e fotos. Sem se estressar com o assédio, Dilma parava e conversava com cada um.

- Ela responde! É muito carismática! Aprendeu com o Lula - estranhava, eufórico, o estudante gaúcho de Educação Física Mauro Guldschimidt, depois de tirar foto com a presidente no pátio da universidade, que tem 979 brasileiros matriculados em pós-graduação.

Lula só chegou a Coimbra na parte da tarde. Ficou esperando no hotel enquanto Dilma cumpria sua agenda pessoal.

- A tietagem a Dilma é muito parecida com a tietagem de Lula no passado. A única diferença é que ele é homem, e ela, mulher - comentou Marco Aurélio Garcia, assessor especial para assuntos internacionais.