Título: Governadores tucanos discutem futuro do PSDB
Autor: Herdy, Thiago
Fonte: O Globo, 02/04/2011, O País, p. 12

Partido definirá como será feita a oposição ao governo Dilma

BELO HORIZONTE. A disputa pelo comando do PSDB e a definição de uma bandeira mais concreta de oposição ao governo Dilma Rousseff serão tema de discussão dos oito governadores tucanos que se reunirão hoje, em Belo Horizonte. De manhã, sob o comando do presidente do partido, Sérgio Guerra, os dirigentes tratarão dos temas políticos e mais espinhosos, deixando para a tarde a troca de experiências administrativas.

A pouco mais de um mês da convenção partidária, Guerra tenta se manter no cargo e já conta com o apoio de tucanos como o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Um grupo de dirigentes paulistas defende a condução do ex-governador José Serra ao cargo, considerado estratégico para as pretensões do partido na disputa presidencial de 2014. Oficialmente, o tucano nega interesse no comando.

A criação de um conselho político formado por líderes do partido para que as decisões sejam tomadas de forma colegiada é uma proposta defendida por alguns dos governadores, entre eles Geraldo Alckmin, de São Paulo, que ontem citou a possibilidade de um rodízio de dirigentes no comando do partido, cuja função seria dar legitimidade às decisões deste conselho.

A busca por uma bandeira de oposição também é um dilema para os governadores tucanos. O reforço à fama de gerente de Dilma Rousseff nos cem primeiros dias de governo vem abafando o histórico discurso de eficiência administrativa encampado pelo PSDB em vários estados. Em nome de uma eventual postura republicana, tucanos evitam criticar até mesmo a recente revisão dos índices de inflação pelo Banco Central, o que no passado seria um prato cheio para discursos inflamados.