Título: Sem carnaval, indústria cresce em fevereiro
Autor: D'Ercole, Ronaldo
Fonte: O Globo, 02/04/2011, Economia, p. 31

A produção industrial cresceu mais que o esperado em fevereiro, com o maior ritmo mensal desde março de 2010. A alta foi de 1,9% em relação a janeiro e de 6,9% na comparação anual, de acordo com o IBGE. Apesar de mostrar um crescimento disseminado entre os 27 setores da indústria, o resultado deve-se também ao carnaval, celebrado em março, e a dois dias úteis a mais que em fevereiro de 2010.

- O efeito calendário pode ter influenciado, com o carnaval em março antecipando a produção - explicou André Macedo, gerente da pesquisa do IBGE, que não descarta uma compensação no resultado do mês passado.

O dado de fevereiro representa o terceiro maior patamar de produção desde o início da série histórica, em 1991, atrás de setembro de 2008 e de março de 2010 - ainda sob o efeito da redução do IPI. Segundo Macedo, o resultado mostra um avanço mais intenso após a acomodação de abril a dezembro passados.

Na comparação mensal, a atividade industrial cresceu em 17 de 27 setores e as maiores altas foram de alimentos (6,7%) e veículos automotores (4,7%). Na anual, o aumento ocorreu em 22 setores, com destaque para veículos automotores (24,1%) e máquinas e equipamentos (9,5%).

- É preciso ver fevereiro e março em conjunto. A questão é se o ritmo é muito forte ou um pouco menor. O crescimento ainda é muito significativo - explicou Luís Otávio de Souza Leal, economista-chefe do banco ABC Brasil. (Andrea Freitas)