Título: Mudam os bancos
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 07/04/2011, O Globo, p. 2
Panorama Político
● A presidente Dilma Rousseff decidiu trocar os presidentes do Banco do Nordeste (BNB) e do Banco da Amazônia (Basa). Os nomes serão técnicos eescolhidos pelo ministroGuido Mantega (Fazenda). Os dois nomesjá foram submetidos à presidente. No caso do BNB, no entanto, a presidente pediu ao ministro Antonio Palocci (Casa Civil) que consultasse antes ogovernador Cid Gomes (PSB-CE) e a bancada do PT do Ceará.
Consagrado no comando da oposição
● O senador Aécio Neves (PSDB-MG) desceu da tribuna do Senado ostentando o título de líder da oposição. Foi esse o tratamento que recebeu, ontem, de aliados e adversários. Sinalizou um novo estilo, adequado à sensação de paz que o país vive, quando disse: ¿Não confundo agressividade com firmeza. Não confundo adversário com inimigo¿. E fez sua primeira promessa: distribuir mais dinheiro dos impostos para os municípios. O cenário ficou completo quando a senadora Ana Amélia (PP-RS), citando o presidente americano Barack Obama, sugeriu que ele estava antecipando a largada da campanha para a Presidência em 2014.
¿Vossa Excelência é o futuro. Vai liderar esta oposição... Por muitos anos¿ ¿ Lindberg Farias, senador PT-RJ), em aparte ao discurso de Aécio Neves
BONO x ALDO. Em encontro com a presidente Dilma Rousseff, amanhã, o vocalista da banda U2, Bono Vox (foto), deve defender a importância da preservação da Amazônia e mostrar preocupação com a proposta de mudança do Código Florestal, relatada pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). O Greenpeace terá um estande nos shows da turnê 360º, no fim de semana, em São Paulo, fazendo campanha pela preservação da floresta.
Nem aí
● Sentado no plenário, José Serra passou boa parte do discurso de Aécio conversando com o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). Justo a seu lado, Mário Couto (PSDB-PA) foi o único a se levantar para aplaudir efusivamente o mineiro.
Compadres
● O discurso de Aécio Neves (PSDB-MG) ensejou um debate incomum no Senado, ontem. Não faltaram críticas. Mas chamou a atenção o reconhecimento, de petistas e tucanos, aos méritos dos governos Sarney, Itamar, FH, Lula e Dilma.
PSB oferece outro nome para a Micro
● A intenção da presidente Dilma Rousseff é nomear o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) para a futura Secretaria das Micro e Pequena Empresa, que está pendente de aprovação pelo Congresso. Mas setores do partido socialista foram ao Palácio do Planalto dizer que eles têm outros nomes para o cargo. E sugeriram o da ex-governadora Vilma Faria (RN), que está com sua nomeação garantida como superintendente da Sudene.
Geladeira
● Oministro José Eduardo Cardozo (Justiça) e o diretor-geral da Polícia Federal, Dayelo Coimbra, foram orientados adar um puxão de orelhas no delegado Luiz Flávio Zampronha. Ele é suspeito de ter vazado o relatório final do mensalão.
Árbitro
● O ministro Antonio Palocci (Casa Civil) deu prazo até quinta-feira (14) para que os ministérios da Agricultura, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário cheguem a um consenso sobre as alterações no projeto de Código Florestal.
● ANATEL. O PMDB está indicando o ex-deputado Paulo Henrique Lustosa para a vaga de Antonio Bedran na Anatel. O ministro Paulo Bernardo (Comunicações) quer a recondução de Bedran.
● FLA X FLU. Dois dias depois da manifestação dos ruralistas, ambientalistas e movimentos sociais fazem ato público hoje, em frente ao Congresso, contra o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que altera o Código Florestal.
● O EX-DEPUTADO Rocha Loures (PMDB-PR) vai chefiar a assessoria parlamentar do vice Michel Temer.