Título: Kátia Abreu troca DEM por PSD: Não mudei de ideias
Autor:
Fonte: O Globo, 07/04/2011, O País, p. 4

Senadora diz que já não tinha espaço no antigo partido

BRASÍLIA. Depois de ter sido uma das responsáveis pela principal derrota do governo Lula no Senado, o fim da CPMF em dezembro de 2007, a senadora Kátia Abreu (TO) anunciou ontem aos colegas sua saída do DEM e a entrada no Partido Social Democrático (PSD), legenda que está sendo criada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Em discurso no plenário do Senado, Kátia Abreu, que é presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), disse que não mudou suas convicções, mas afirmou que não se pode mais dividir a atuação político-partidária entre ser do governo ou da oposição.

- Perguntam-me se o PSD fará oposição ou se fará parte da base do governo. Não é assim tão banal. Se fosse, não seria preciso criá-lo. Hoje, os partidos são identificados não pelo que propõem, mas pela sua posição em relação ao governo: oposição ou situação. Aos primeiros, cabe dizer não; aos segundos, cabe dizer sim. Mas não seremos do contra. Somos e seremos sempre a favor do Brasil, de sua gente, em sua multidiversidade. Combateremos no campo das ideias, sempre ao lado de quem se disponha a endossá-las e fortalecê-las - disse Kátia Abreu.

Relatora da emenda que acabou com a CPMF em dezembro de 2007, a senadora contou que estava se sentindo desconfortável no DEM. A mudança de postura de Kátia Abreu já ocorreu na votação do salário mínimo deste ano, quando ela votou a favor da proposta da presidente Dilma Rousseff e contra os valores defendidos pela oposição.

- Não mudei de ideias ou de identidade, mas já não vejo meios de implementá-las de onde estava.