Título: Financiamento público em debate
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 05/04/2011, O País, p. 10

Comissão de Reforma Política do Senado tenta concluir propostas

BRASÍLIA. Os partidos estão divididos sobre os principais pontos da reforma política e, mais uma vez, chegam hoje à sessão da comissão do Senado - criada para analisar o tema - sem consenso sobre financiamento público de campanha, por exemplo. A ideia do presidente da Comissão de Reforma Política, Francisco Dornelles (PP-RJ), é votar hoje esse e outros temas, permitindo que até quinta-feira seja apresentado um relatório final. O PT é o único grande partido que está fechado em torno da proposta de financiamento público de campanha.

O PSDB tem divergências internas, segundo o líder no Senado, Álvaro Dias (PR). No DEM, a posição do partido na Câmara tem sido majoritariamente contra o financiamento público. O líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), diz acreditar que essa posição contrária será mantida.

A Comissão de Reforma Política ainda tentará votar a fidelidade partidária, a cláusula de desempenho, as candidaturas avulsas, além da filiação partidária e do domicílio eleitoral.

A comissão já aprovou a adoção da lista fechada nas eleições proporcionais. Caso a proposta seja aprovada em definitivo, os eleitores passarão a votar nos partidos e não mais diretamente nos candidatos. A comissão ainda aprovou o fim da reeleição e do mandato presidencial de quatro anos. Presidentes, governadores e prefeitos seriam eleitos para um mandato de cinco anos, sem reeleição.