Título: Ex-senador do PDT é indicado para assumir vice-presidência do BB
Autor: Oswald, Vivian; Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 07/04/2011, Economia, p. 29

Governo escolhe Osmar Dias, que garantiu palanque a Dilma no Paraná

BRASÍLIA. O ex-senador Osmar Dias (PDT-PR) foi anunciado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, e pelo presidente do Banco do Brasil (BB), Aldemir Bendine, como novo vice-presidente de Agronegócios da instituição. A indicação - que paga dívida política com Dias, que se candidatou ao governo do Paraná no ano passado para garantir palanque à então presidenciável petista Dilma Rousseff - será submetida ao Conselho de Administração no dia 18. Bendine tentou afastar as motivações políticas da indicação.

- O BB está acostumado a trabalhar com homens públicos. Osmar Dias é do setor, agrônomo de atuação forte no setor do agribusiness - garantiu Bendine, lembrando que o BB tem governança corporativa e, por isso, não permite qualquer atuação fora do que está previsto nos seus estatutos.

Durante o pronunciamento, Mantega assegurou que essa era a única mudança prevista na cúpula da instituição. Todos os demais executivos de primeiro escalão do BB foram mantidos no cargo.

A nomeação também faz parte do esforço do governo para acalmar a base de sustentação política no Congresso. Outros dois vice-presidentes do banco têm vinculação ou apoio dos partidos da base governista. Robson Rocha, vice-presidente de Gestão de Pessoas, é ligado ao PT; Geraldo Dezena, vice-presidente de Tecnologia, tem apoio do PMDB.

Após trabalho "maravilhoso", executivo é substituído

Perguntado se foi consultado a respeito da indicação, o presidente do Banco do Brasil respondeu:

- Não sou sócio do banco. Os sócios, principalmente o controlador (o governo), definiram o nome de Osmar Dias - disse.

O ex-senador substituirá Luiz Carlos Guedes, ex-secretário executivo do Ministério da Agricultura nas gestões de Roberto Rodrigues e Reinhold Stephanes e ex-presidente da Conab, que teria sido convidado a ficar no banco na área de seguros. Bendine lembrou que Guedes tampouco era do quadro do Banco do Brasil e fez um trabalho "maravilhoso".

Questionado sobre o motivo para que o ex-vice-presidente seja substituído, tendo em vista seu bom desempenho, Bendine afirmou se tratar de um ciclo.

- Tudo é um ciclo natural. Eu também vou sair daqui um dia - afirmou o presidente do Banco do Brasil.