Título: Investimentos não serão afetados, diz BNDES
Autor: Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 09/04/2011, Economia, p. 27

SÃO PAULO. O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirmou ontem que as medidas do governo para restringir o crédito - como o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) - não devem afetar os investimentos das empresas no Brasil. Segundo ele, o objetivo é apenas fazer com que a economia cresça de forma mais moderada:

- O ritmo de crescimento vinha muito forte e precisa ser moderado. A intenção do governo não é derrubar o crescimento, mas moderar o crescimento a níveis sustentáveis e compatíveis com a inflação.

Segundo Coutinho, o investimento é uma decisão de médio e de longo prazo, que requer confiança. E a confiança de um país, disse, só será conquistada com crescimento sustentável. Ele afirmou que as medidas do governo para conter a entrada de dólares são necessárias, pois a apreciação cambial é nociva.

- O Brasil precisa poupar mais, investir mais em infraestrutura para deixar a sua indústria saudável e com capacidade de inovação. Temos um balanceamento de políticas que está no caminho certo.