Título: Sarney sobre ponto: 'Mau exemplo, eu?'
Autor: Vasconcelos , Adriana
Fonte: O Globo, 13/04/2011, O País, p. 9

BRASÍLIA. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), rebateu ontem as insinuações de que estaria dando mau exemplo aos colegas ao liberar um terço dos funcionários de seu gabinete do sistema de ponto eletrônico. Atribuindo a iniciativa ao seu chefe de gabinete, Sarney afirmou que a natureza de determinadas atividades torna necessária a liberação de alguns servidores do controle de frequência. Mas disse que essas pessoas continuam cumprindo a jornada de trabalho normal, mas em horários diferentes dos demais.

- Nos gabinetes dos senadores, há um grupo de funcionários encarregado de tratar (de assuntos) fora, nos ministérios, e evidentemente que eles não podem ficar sujeitos a rotinas exatas porque o trabalho dos gabinetes não funcionaria - justificou Sarney. - Mau exemplo, eu? Não. Muitos gabinetes liberaram todos os servidores. No meu caso, foi feito com muito critério.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), que liberou todos os seus subordinados do controle de presença, afirmou:

- Eu assumo o que faço. O pessoal do meu gabinete trabalha demais e todos têm o meu voto de confiança. Se alguém não trabalhar, eu tiro.

O segundo secretário da Mesa Diretora, senador João Ribeiro (PR-TO), foi outro que não mostrou qualquer constrangimento de liberar 16 dos 26 servidores de seu gabinete do sistema de ponto:

- Vários senadores já fizeram isso. Na verdade, todo mundo trabalha. Essa é uma questão que cada parlamentar tem de administrar. Quem tem de atestar que os funcionários de seu gabinete trabalham é o senador.

O líder do PT, senador Humberto Costa (PE), também se explicou e disse que, dos 13 servidores que liberou do sistema de ponto, 12 estão em seu gabinete no estado:

- Sou favorável à adoção do ponto, mas há profissionais que não têm hora para começar e nem para parar de trabalhar - justificou o petista.

Mais cinco senadores decidiram ontem liberar parte de seus funcionários do sistema de ponto biométrico. Entre eles estão Lídice da Mata (PSB-BA), Geovani Borges (PMDB-AP), Acir Gurgacz (PDT-RO) e Inácio Arruda (PCdoB-CE), além do líder do PR, senador Magno Malta (ES). O sistema biométrico foi implantado em todo o Senado no início do mês.