Título: Vamos cumprir meta, diz Mantega
Autor: Nunes, Vicente
Fonte: Correio Braziliense, 30/07/2009, Economia, p. 14

Ministro assegura que economia de 2,5% do PIB para este ano será alcançada

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que o Brasil cumprirá ¿à risca¿ a meta de superávit primário (economia para o pagamento de juros da dívida pública) em 2009, de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB). O anúncio teve o objetivo de acalmar parte do mercado, que havia reagido mal aos dados da última terça-feira acerca das contas do governo central (Tesouro, Previdência e Banco Central). De janeiro a junho, o saldo nas contas públicas é três vezes menor que o registrado em igual período de 2008.

Mantega afirmou que há um compromisso do governo em manter a meta fiscal para 2009, mesmo que, para isso, seja necessário, ¿em algum momento¿, cortar despesas. ¿Não há qualquer problema em conter gastos, e temos a autorização do presidente para fazê-lo, se for necessário¿, relatou o ministro. E resguardou a população assistida por benefícios assistenciais. ¿Todos os programas sociais estão mantidos, e, alguns, até sofrerão alguma ampliação¿, revelou.

O ministro disse ainda que a meta de superávit primário de 2010 será de 3,3% do PIB. ¿Ou seja, estaremos retornando para o patamar de primário que estávamos processando até o ano passado, tirando a Petrobras¿, comparou. ¿Portanto, num ano eleitoral, o governo manterá a austeridade fiscal que vem praticando ao longo desses anos¿, concluiu.

O número Dívida 3,3% do PIB é o percentual de economia fiscal para 2010