Título: Embraer aposta em negócios de defesa
Autor: Nogueira ,Danielle
Fonte: O Globo, 13/04/2011, Economia, p. 18

A Embraer Defesa e Segurança, empresa criada pela Embraer no fim do ano passado, quer "ganhar musculatura" no Brasil para avançar em mercados vizinhos, África e Ásia, informou ontem o presidente da companhia, Luiz Carlos Aguiar. O novo passo nessa estratégia foi a compra de 50% da empresa de soluções tecnológicas Atech, anunciada ontem na Laad, feira internacional de defesa e segurança que acontece no Rio até sexta-feira. O valor do negócio é de R$36 milhões.

A aquisição ocorre menos de um mês após a compra de 64,7% da empresa de radares Orbisat, por R$28 milhões. Os dois movimentos, disse Aguiar, visam a aumentar a competitividade da Embraer na disputa pelo novo projeto de vigilância de fronteiras do governo federal, o SisFron, a ser licitado este ano. Assim, pretende ganhar visibilidade e conquistar mercado no exterior:

- Estamos priorizando ganhar musculatura no Brasil, por meio de aquisições, alianças e parcerias. Crescer no próprio país é mais fácil que crescer lá fora. E se você não tem projeto forte na área de defesa em seu país, as forças armadas de outros países não te olham.

A Embraer Defesa e Segurança atua em 40 países, mas pretende reforçar a presença em nações latino-americanas, africanas e asiáticas. Como o SisFron é considerado um trampolim nesse processo, investirá em segmentos complementares a seus negócios para aumentar a chance de vencer a licitação. No caso da Atech, o forte é a tecnologia de monitoramento. A empresa foi criada, em 1999, para atuar no Sistema de Vigilância e Monitoramento da Amazônia (Sivam). Em 2010, faturou R$50 milhões, cifra que deve dobrar em 2011. No acordo com a Embraer, a gestão da Atech será compartilhada e seu presidente, Tarcísio Takashi Mutta, ficará no cargo.

No caso da Orbisat, o presidente será escolhido pela Embraer. Hoje, o Exército usa radares Orbisat, importante para a compatibilizar os projetos.

Em 2006, a divisão de Defesa e Segurança da Embraer teve faturamento de US$230 milhões. Em 2010, atingiu US$670 milhões, ou 12% da receita do grupo (US$5,4 bilhões). A expectativa é que a fatia seja elevada a 20% nos próximos cinco anos.