Título: Abin: aula de português com Batman e Robin
Autor: Góes, Bruno
Fonte: O Globo, 15/04/2011, O País, p. 16

Agência de inteligência usa vídeo cômico para ensinar funcionários a falar e escrever a língua de forma correta

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) gravou, em 2007, uma encenação de "Batman e Robin" para ensinar português aos seus funcionários, inclusive agentes secretos. Em vídeo divulgado no YouTube, a dupla dinâmica tenta negociar a libertação de reféns que estão sob a mira da Mulher-Gato.

Uma das exigências da vilã é o bom uso da língua de Camões. A cada erro de português, um refém é eliminado. No entanto, quem deveria ensinar acaba tropeçando na pronúncia da palavra "exigência" por duas vezes - a inimiga dos fracos e oprimidos e defensora da língua fala "egixências".

O vídeo, que usa funcionários participantes do grupo de teatro da Abin, foi produzido pela Escola de Inteligência do órgão e distribuído pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead) da agência. A história apresentada é inspirada em uma apresentação da companhia de humor "Melhores do Mundo".

Ao site do GLOBO, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão ligado à Presidência da República e responsável pela agência de inteligência, informou que o vídeo foi feito para "o uso interno da agência e também distribuído pelas superintendências da Abin nos estados".

A montagem usa um figurino bastante parecido com a série que veio dos quadrinhos e fez sucesso no fim da década de 60. Na cena, um funcionário da Abin representa um Batman que não consegue lidar com a negociação condicionada pelo apreço à gramática.

- Precisamos de alguém para ... nos ajudarmos(sic) - diz ele, provocando a morte de mais um refém.

O esquete de humor só termina quando a Mulher-Gato não consegue acertar a regência de uma frase. A partir daí, ela fica constrangida e se entrega.

- Falar errado contamina. Falar certo pode ser usado como exemplo - diz a vilã, mostrando que também aprendeu uma lição.