Título: Só deve temê-los quem deve, diz ex-procurador
Autor: Brígido, Carolina ; Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 17/04/2011, O País, p. 13

BRASÍLIA. Na prática, a subprocuradora Cláudia Sampaio Marques também tem atribuições de processar as mais altas autoridades dos três poderes.

- Eles não têm aparência de justiceiros. Não querem fazer justiça a qualquer custo. Só deve temê-los quem realmente deve alguma coisa. Nesse caso, eles não vão ser complacentes. Mas são equilibrados. Dali não sai nenhuma aberração - afirma o ex-procurador-geral da República Aristides Junqueira.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e Cláudia dão expediente no mesmo prédio, na sede da Procuradoria Geral. Pelo cargo que ocupa, Gurgel tem maior visibilidade, mas a mulher é tida até como mais implacável com corruptos. Ela traçou as linhas mestras das mais vigorosas acusações que chegaram ao STF nos últimos anos, entre elas a denúncia do mensalão. O texto final coube ao então procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza. Mas foi Cláudia quem, à frente de um seleto grupo de procuradores, preparou a denúncia.

- Ela é extremamente dedicada, competente e discreta. Faz as coisas com cautela e correção. É uma pessoa excepcional - afirma Antonio Fernando.

Gurgel e Cláudia estão casados há 20 anos

Em 2009, quando assumiu o comando da Procuradoria Geral, Gurgel manteve a mulher à frente dos principais processos criminais. E não se arrepende da escolha: a principal vitória contabilizada em seu mandato é fruto dessa parceria. Ano passado, o casal conseguiu manter por dois meses na prisão o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, suspeito de ter integrado um esquema de desvio de dinheiro público. Também em outra dobradinha famosa, Cláudia atuou no inquérito originado da Operação Furacão, da Polícia Federal.

Magistrados, advogados, policiais, empresários e bicheiros foram presos por explorar e favorecer jogos ilegais. Em 2008, Gurgel, como vice-procurador-geral da República, atuou no caso perante o STF. Outro feito da dupla foi devolver para a cadeia cinco integrantes da maior organização criminosa de São Paulo. Em abril de 2009, o ministro Gilmar Mendes, do STF, libertou o grupo, sob a alegação de que houvera excesso de prazo na prisão. Um ano depois, a pedido de Cláudia, a 1ª Turma do tribunal derrubou a decisão de Gilmar.

O casal despacha junto com frequência. Após elaborar um parecer, ela submete o texto a Gurgel, que o envia ao STF. Os dois foram aprovados em concurso público em 1984. Casaram-se em 1991, quando já tinham sólida carreira no Ministério Público. Procurada pelo GLOBO, na sexta-feira, Cláudia Sampaio sugeriu que o jornal fizesse matérias com outros procuradores. Ela nega que seja rigorosa.

- Apenas faço meu trabalho - disse, laconicamente.